Polícia Federal cumpre mandados em Mato Grosso do Sul e outras sete regiões contra esquema que movimentou R$ 82 milhões
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (17) a Operação Vagus, que tem como objetivo desmantelar uma rede criminosa internacional especializada em crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro. A operação inclui o cumprimento de mandados no Mato Grosso do Sul e outras regiões do Brasil.
Com apoio da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai), a ação conta com a participação de 190 policiais federais e busca cumprir 34 mandados de busca e apreensão, além de prisões preventivas e temporárias em cidades como Ponta Porã (MS), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Chuí (RS), entre outras.
As investigações apontam que a organização, dividida em cinco núcleos independentes, movimentou mais de R$ 82 milhões nos últimos dois anos. A maior parte desse montante tem origem em atividades ilícitas, como câmbio ilegal e tráfico de drogas. O esquema envolvia a utilização de “laranjas” e empresas de fachada para transferir os recursos para o exterior, onde permaneciam à disposição das organizações criminosas.
A Operação Vagus é um desdobramento da Operação Fenício II, realizada em 2022, que investigou crimes financeiros na fronteira entre Brasil e Uruguai. O nome “Vagus”, que em latim significa “errante”, faz referência a um dos investigados, que realizava constantes deslocamentos pelo Brasil para efetuar depósitos em agências bancárias.
A ação da PF reforça o compromisso de combate ao crime organizado e à lavagem de dinheiro, buscando desarticular redes criminosas que atuam em nível internacional.
Comentários