Sábado, 14 de Fevereiro de 2026
Menu
CIDADES

Quadrilha que atua em MS tem 82 milhões bloqueados

17/09/2024 às 13:47
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Polícia Federal cumpre mandados em Mato Grosso do Sul e outras sete regiões contra esquema que movimentou R$ 82 milhões

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (17) a Operação Vagus, que tem como objetivo desmantelar uma rede criminosa internacional especializada em crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro. A operação inclui o cumprimento de mandados no Mato Grosso do Sul e outras regiões do Brasil.

Com apoio da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai), a ação conta com a participação de 190 policiais federais e busca cumprir 34 mandados de busca e apreensão, além de prisões preventivas e temporárias em cidades como Ponta Porã (MS), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Chuí (RS), entre outras.

As investigações apontam que a organização, dividida em cinco núcleos independentes, movimentou mais de R$ 82 milhões nos últimos dois anos. A maior parte desse montante tem origem em atividades ilícitas, como câmbio ilegal e tráfico de drogas. O esquema envolvia a utilização de “laranjas” e empresas de fachada para transferir os recursos para o exterior, onde permaneciam à disposição das organizações criminosas.

A Operação Vagus é um desdobramento da Operação Fenício II, realizada em 2022, que investigou crimes financeiros na fronteira entre Brasil e Uruguai. O nome “Vagus”, que em latim significa “errante”, faz referência a um dos investigados, que realizava constantes deslocamentos pelo Brasil para efetuar depósitos em agências bancárias.

A ação da PF reforça o compromisso de combate ao crime organizado e à lavagem de dinheiro, buscando desarticular redes criminosas que atuam em nível internacional.

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

André Vilela

Formado em Comunicação Social, atua no jornalismo digital com foco na agilidade e precisão da informação. Cobre o cotidiano das cidades sul-mato-grossenses, trazendo os fatos assim que eles acontecem. Apaixonado por tecnologia e novas mídias.

Ver mais matérias