Área queimada no Pantanal de MS é recalculada e tem redução de 784 mil hectares
Anuncie Aqui
Revisão no método de cálculo do Lasa-UFRJ ajusta estimativa para 1,4 milhão de hectares destruídos pelo fogo em 2024
As estimativas sobre a área queimada no Pantanal de Mato Grosso do Sul sofreram uma grande revisão nesta semana. O cálculo, que até o dia 10 de setembro apontava cerca de 2.235.350 hectares atingidos pelo fogo, foi atualizado para aproximadamente 1.450.425 hectares até o dia 17 de setembro — uma redução de 784 mil hectares.
O ajuste foi realizado pelo Lasa-UFRJ (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro), uma referência em estimativas de perdas por queimadas no Pantanal e em outros biomas, como o Cerrado e a Amazônia. O laboratório explicou que a mudança ocorreu devido à aplicação de um novo método, que reduz a margem de erro de 30% para até 10%, proporcionando maior precisão nos cálculos. A UFRJ deverá divulgar uma nota técnica detalhando o impacto dessa alteração.
Com a atualização, a área queimada no Pantanal sul-mato-grossense equivale a quase 15% do bioma no estado. No âmbito do Pantanal brasileiro, que abrange também áreas de Mato Grosso, o total afetado pelo fogo em 2024 chega a 12%, ou 1.941.175 hectares.
Além dos cálculos do Lasa-UFRJ, o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) é outra fonte importante de dados sobre o impacto das queimadas no bioma. Segundo a plataforma BDQueimadas do Inpe, o Pantanal de Mato Grosso do Sul já registrou 7.309 focos de incêndio neste ano, enquanto o bioma como um todo contabiliza 10.724 focos de fogo.
Apesar da recente chegada de uma frente fria, que deu uma trégua temporária às queimadas, o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) alerta para o risco de que as chamas voltem a se intensificar nas próximas semanas, conforme as condições climáticas desfavoráveis se mantêm.
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
André Vilela
Formado em Comunicação Social, atua no jornalismo digital com foco na agilidade e precisão da informação. Cobre o cotidiano das cidades sul-mato-grossenses, trazendo os fatos assim que eles acontecem. Apaixonado por tecnologia e novas mídias.
Ver mais matérias
Comentários