spot_img
Quinta-feira, Setembro 19, 2024
37.7 C
Dourados
InícioDESTAQUESÁrea queimada no Pantanal de MS é recalculada e tem redução de...

Área queimada no Pantanal de MS é recalculada e tem redução de 784 mil hectares

Revisão no método de cálculo do Lasa-UFRJ ajusta estimativa para 1,4 milhão de hectares destruídos pelo fogo em 2024

As estimativas sobre a área queimada no Pantanal de Mato Grosso do Sul sofreram uma grande revisão nesta semana. O cálculo, que até o dia 10 de setembro apontava cerca de 2.235.350 hectares atingidos pelo fogo, foi atualizado para aproximadamente 1.450.425 hectares até o dia 17 de setembro — uma redução de 784 mil hectares.

O ajuste foi realizado pelo Lasa-UFRJ (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro), uma referência em estimativas de perdas por queimadas no Pantanal e em outros biomas, como o Cerrado e a Amazônia. O laboratório explicou que a mudança ocorreu devido à aplicação de um novo método, que reduz a margem de erro de 30% para até 10%, proporcionando maior precisão nos cálculos. A UFRJ deverá divulgar uma nota técnica detalhando o impacto dessa alteração.

Com a atualização, a área queimada no Pantanal sul-mato-grossense equivale a quase 15% do bioma no estado. No âmbito do Pantanal brasileiro, que abrange também áreas de Mato Grosso, o total afetado pelo fogo em 2024 chega a 12%, ou 1.941.175 hectares.

Além dos cálculos do Lasa-UFRJ, o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) é outra fonte importante de dados sobre o impacto das queimadas no bioma. Segundo a plataforma BDQueimadas do Inpe, o Pantanal de Mato Grosso do Sul já registrou 7.309 focos de incêndio neste ano, enquanto o bioma como um todo contabiliza 10.724 focos de fogo.

Apesar da recente chegada de uma frente fria, que deu uma trégua temporária às queimadas, o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) alerta para o risco de que as chamas voltem a se intensificar nas próximas semanas, conforme as condições climáticas desfavoráveis se mantêm.

Comentários

- Advertisment -spot_img
RELACIONADOS
- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,513SeguidoresCurtir
3,635SeguidoresSeguir