O Bayern de Munique estreou nesta terça-feira na Liga dos Campeões e não teve piedade do Dínamo Zagreb. Em casa, os alemães venceram por 9 a 2, com direito a um poker do atacante Harry Kane. A quantidade de gols chama atenção, mas reforça o caráter ofensivo do time comandado pelo ex-zagueiro Vincent Kompany, que já emplacou três goleadas em apenas cinco jogos na atual temporada.
Kompany foi uma escolha bastante incomum para o Bayern de Munique depois das quedas de rendimento sob o comando de Hansi Flick e Thomas Tuchel. O treinador, de 38 anos, ainda está no começo de carreira e na última temporada acabou rebaixado com o Burnley na Premier League. No entanto, o desempenho inicial está servindo para afastar a desconfiança no seu trabalho.
O belga começou sua carreira como treinador no Anderlecht, clube em que foi formado e para o qual voltou para encerrar sua carreira como jogador. Em 2022/23, foi campeão da Championship com o Burnley, onde mostrou sua veia ofensiva, com a equipe marcando 98 gols em 54 jogos na temporada. Tentou manter o estilo na Premier League, mas o time mais aberto sofreu 78 gols na primeira divisão e acabou rebaixado.
Agora no Bayern de Munique, Kompany parece ter peças para implementar o seu estilo de jogo. Michael Olise, ex-Crystal Palace, chegou pronto para dar o salto e se torna referência criativa junto com a joia Jamal Musiala. Na frente, Kane é o homem-gol que pode ser acompanhado por Coman, Gnabry ou Sané. As opções de frente não param por aí, com o imparável Thomas Muller e o jovem Mathys Tel.
Kompany tem até o momento cinco jogos no comando do Bayern de Munique e o aproveitamento é de 100%, com goleadas contra o SSV Ulm 1846 (4 a 0), Holstein Kiel (6 a 1) e agora Dinamo Zagreb (9 a 2). Também venceu Freiburg e Wolfsburg. O ataque já soma 24 gols na temporada, uma média de quase 4,5 gols por jogo. Com nove pontos, também já lidera o Campeonato Alemão.
A goleada desta terça-feira contra o Dínamo Zagreb também tem um valor histórico. Foi a segunda vez que o Bayern de Munique fez nove gols em uma partida da Liga dos Campeões. O feito aconteceu pela primeira e até então única vez na temporada 1972/73, uma vitória por 9 a 0 contra o Omonia.
Além disso, o 9 a 2 contra o Dínamo foi a primeira vez que qualquer clube marcou nove gols em um jogo na era ‘Champions League’. Outra curiosidade é que o último clube a conseguir marcar nove gols em uma partida do torneio, então Copa dos Campeões da Europa, foi o Real Madrid, em 1990/91, contra o Swarovski Tirol.
Mais do que apenas resultados, o Bayern de Munique tem empolgado por suas atuações dominantes e um ataque poderoso. Até o momento, sofreu apenas contra o Wolfsburg, quando chegou a estar perdendo por 2 a 1 e conseguiu a virada no segundo tempo.
Antes da contratação de Kompany ser concretizada, oGol mostrou o quê fez o Bayern de Munique apostar em Kompany e inclusive pagar para tirá-lo do Burnley. Por Anderlecht e mesmo na Inglaterra, o treinador montou times ofensivos, que valorizavam a posse de bola, com saída sustentada, laterais agudos e goleiros participativos com os pés.
Kompany também conta com clara influência de Pep Guardiola, de quem foi capitão durante seus anos no Manchester City. Do mentor, aprendeu o jogo posicional, a posse de bola e o viés ofensivo. Outro ponto positivo para o treinador foi a busca por alguém jovem, que tivesse bom diálogo com os jogadores e melhorasse um vestiário repleto de polêmicas na última temporada. O alemão fluente do belga também foi decisivo.
Depois do bom início, Kompany terá em breve seus primeiros desafios maiores no Bayern de Munique. No dia 28 de setembro enfrentará o Bayer Leverkusen, atual campeão alemão e ainda sob o comando de Xabi Alonso. Poucos dias depois volta a entrar em campo pela Liga dos Campeões e terá pela frente o Aston Villa, quarto colocado do último Campeonato Inglês.
Fonte: Ogol
Comentários