São Paulo e Botafogo se enfrentam nesta quarta-feira, 18, pela ida das quartas de final da Copa Libertadores. Dos dois lados, as equipes terão que quebrar tabus para se classificar na maior competição continental. O primeiro jogo será no Morumbis, enquanto a volta está marcada para o Nilton Santos, na próxima semana, no Rio de Janeiro.
Nos últimos dez confrontos entre as equipes, considerando todas as competições, o retrospecto é equilibrado. São quatro vitórias do Botafogo, três do São Paulo e mais três empates. No geral, são 108 jogos, com 43 vitórias do Tricolor, 40 do Glorioso e mais 25 empates.
Só que a situação é mais favorável ao Botafogo, que não perde uma partida desde dezembro de 2020 para o time paulista. O São Paulo pode até pode avançar sem vencer, mas o foco deve ser em quebrar o tabu recente para ter maiores chances.
São Paulo e Botafogo também nunca se enfrentaram pela Libertadores. Em confrontos internacionais, se encontraram na Recopa Sul-Americana e na Copa Master Conmebol. Nos dois jogos, o Tricolor levou a melhor.
Agora com o aporte de John Textor e depois de gastar mais de R$ 300 milhões em reforços nessa temporada, o Botafogo tenta chegar na semifinal da Libertadores pela segunda vez na sua história. A única vez que alcançou esse feito foi em 1963. Aquele elenco tinha Manga, Nilton Santos, Zagallo e Garrincha, mas acabou caindo para o Santos, com direito a hat-trick de Pelé.
O Botafogo só participou da Libertadores outras quatro vezes. Em 1973 caiu na segunda fase, em 1996 ficou nas oitavas. Em 2014 na fase de grupos e em 2017 caiu nas quartas de final.
Por outro lado, o São Paulo tem maior experiência na Libertadores e tenta ser campeão 19 anos depois do último título, em 2005. Além disso, o Tricolor tenta chegar novamente na semifinal depois de 2010. Desde então foram seis edições e a melhor campanha foi no ano passado, quando caiu nas quartas para o Palmeiras.
Na atual edição da Libertadores, o Botafogo se destaca como a equipe de melhor ataque, com 21 gols marcados. O São Paulo marcou 12. Na parte defensiva, a vantagem é Tricolor, com apenas três gols sofridos. Em comparação foram 12 para o Glorioso.
Além de São Paulo x Botafogo, as quartas de final da Libertadores também conta com Fluminense x Atlético Mineiro, Flamengo x Peñarol e Colo-Colo x River Plate.
Fonte: Ogol
Comentários