Simone Tebet destaca início das obras em palestra na Fiems e enfatiza potencial de Mato Grosso do Sul como hub logístico
Campo Grande (MS) – Nesta sexta-feira (20), a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, anunciou o início das obras de contorno e acesso à ponte da Rota Bioceânica. Durante palestra na Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), Tebet ressaltou que a obra é uma das principais iniciativas de integração da América do Sul e será inaugurada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva até o final de seu mandato, previsto para 2026.
A Rota Bioceânica tem como objetivo reduzir o tempo de transporte em até 14 dias e os custos em 29%, facilitando o comércio entre o Brasil e mercados estratégicos, como Ásia, Oceania e Estados Unidos. Mato Grosso do Sul será um importante ponto logístico no corredor, passando por Porto Murtinho e cidades do Paraguai, Argentina e Chile, conectando o Brasil ao Pacífico.
O projeto também inclui a construção de uma área de 18 mil m² no pátio de chegada da ponte, essencial para o trânsito de mercadorias. As obras, que sofreram atrasos, tiveram sua ordem de serviço assinada em dezembro de 2023, com investimento inicial de R$ 470 milhões. A previsão é de que estejam concluídas até 2026, tornando Mato Grosso do Sul um hub logístico estratégico.
Comentários