Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026
Menu
ESPORTES

Brasil passa pela Costa Rica e avança para as quartas da Copa do Mundo de Futsal

24/09/2024 às 10:27
3 min de leitura

Anuncie Aqui

A seleção brasileira deu mais um passo na busca pelo título da Copa do Mundo de Futsal. Na abertura da fase de mata-mata, a Canarinho encontrou seu desafio mais equilibrado, até o momento, e venceu a Costa Rica por 5 a 0 pelas oitavas de final.

Como o primeiro classificado para as quartas, o Brasil aguarda a definição do confronto entre Irã e Marrocos para conhecer seu próximo desafio no Mundial. Ainda nesta terça-feira, Holanda e Ucrânia entram em quadra para confirmar mais um classificado.

O Brasil iniciou a fase decisiva da Copa do Mundo sem a sua principal referência técnica. Com desconforto muscular, Pito acabou poupado pelo técnico Marquinhos Xavier e assistiu o duelo das arquibancadas em Bukhara.

Sem o camisa 10, o quarteto inicial da seleção brasileira ganhou a presença de Rafa Santos e apostou na presença de um pivô fixo para abrir a defesa da Costa Rica. Nos minutos iniciais, o Brasil sufocou os adversários na marcação e com a bola, mas encontrou dificuldades para achar espaços para o chute.

Em uma atuação recuada e consistente, a Costa Rica suportou a blitz brasileira até a primeira bola parada encaixar com o jogador mais inspirado deste Mundial. Aos cinco minutos, Dyego achou Marcel na frente da área e o artilheiro da Copa do Mundo desviou de primeira, assinando seu nono gol na competição.

Após a vantagem brasileira, a Costa Rica mudou a estratégia, abandonou a marcação baixa e passou a valorizar a posse de bola para esfriar a Canarinho. A seleção costarriquenha conseguiu seu objetivo inicial e tirou a velocidade da partida, colocando o Brasil em uma situação desconfortável.

Sem Pito, Marquinhos precisou mexer nos seus dois quartetos e procurou alternativas para voltar a acelerar a troca de passes. Embora as tentativas da Amarelinha, o gol do conforto veio novamente na bola parada e com uma contribuição do arqueiro adversário. Aos 13, Felipe Valério arriscou em passe de escanteio e pegou mascado na bola, mas Cesar Vargas aceitou e deixou escapar por baixo das pernas.

Na volta do intervalo, o Brasil repetiu o ímpeto e encaixou o ritmo para encurralar os adversários na quadra de defesa. Novamente com uma marcação extremamente baixa, a Costa Rica tirou os espaços para arremate e complicou a criação de jogadas da Amarelinha.

Se no primeiro tempo a seleção brasileira usou a bola parada para abrir o caminho da vitória, na etapa final a individualidade entrou em ação para fechar a goleada. Aos sete minutos, Leandro Lino chamou o marcador para dançar, pedalou com estilo e com a perna direita mandou no ângulo para desencantar na Copa do Mundo.

O terceiro gol verde e amarelo obrigou a Costa Rica a arriscar ofensivamente. Aproveitando a qualidade do seu goleiro com a bola nos pés, o selecionado usou a superioridade numérica para criar suas primeira finalizações. Embora as escapadas pelas pontas, o goleiro Willian manteve a meta brasileira segura e sem sofrer gols.

No ataque, a troca constante de quartetos manteve a intensidade renovada a todo momento e o brilho individual voltou a pavimentar o caminho para uma goleada. Faltando cinco minutos para o fim, Neguinho limpou a marcação pela ala direita e disparou um canhão para anotar mais um.

Inspirado, o fixo, campeão da última LNF, seguiu mostrando pontaria calibrada até o último suspiro. No minuto final, a Costa Rica errou o passe com o goleiro-linha e Neguinho mandou com um belo chute de primeiro, fechando a goleada brasileira em 5 a 0.

Fonte: Ogol

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias