Jover, Magalhães e o detalhe para o final feliz
Anuncie Aqui
O Arsenal se consolidou nas duas últimas temporadas como um dos principais ataques da Europa, superando os 100 gols por temporada. O zagueiro brasileiro Gabriel Martinelli se tornou uma arma fatal dos Gunners, muito por conta da bola parada.
Os números de bola parada do Arsenal seguem a tendência da Inglaterra e, portanto, não são tão distantes. Em 2023/24, dos 113 gols da equipe, 28 saíram de bola parada, sendo 10 de pênalti e 5 em cobrança de falta ensaiada. Os escanteios sobressaem: foram 13 gols (11% do total).
A tendência da Premier League é a mesma: em 24/25, 11% dos gols saíram através de um escanteio (15 de 136), dois deles do Arsenal. Em 23/24, 12% do total de gols saíram de escanteio (155 de 1246), 12 destes dos Gunners.
Nicolas Jover, o homem da bola parada
Na atual temporada, Arteta parece ter aperfeiçoado ainda mais seu jogo pelo alto nas bolas paradas. Muito com a ajuda de Nicolas Jover, analista especialista nas jogadas ensaiadas de bola parada.
É cada vez mais comuns os times da Premier League terem assistentes responsáveis exclusivamente por desenvolver jogadas de bola parada. Jover estava trabalhando com Pep Guardiola no Manchester City e foi “recrutado” por Arteta em 2019. A importância do francês no clube foi crescendo ao longo dos anos, e ganhou, recentemente, elogios de Rio Ferdinand, ex-zagueiro do Manchester United que é, atualmente, comentarista no Reino Unido.
“Se ele não virar um técnico nos próximos três anos, será uma surpresa. Ele vai ser um técnico em algum lugar”, elogiou Rio, outro a ressaltar a eficiência do trabalho de Jover nas bolas paradas.
Jover não estará sozinho quando ou se assumir uma equipe como técnico principal. Recentemente, Eric Ramsay deixou de ser o analista de bolas paradas do Manchester United para comandar o Minnesota United, na Major League Soccer.
Magalhães destaque absoluto
Aproveitando uma bola parada cada vez mais eficiente e decisiva, o Arsenal olhou para o mercado recentemente e aumentou a estatura do time em algumas posições. Trouxe, por exemplo, Calafiori e Mikel Merino, jogadores mais altos que seus concorrentes na lateral e no meio.
Quem segue protagonista, entretanto, é Gabriel Magalhães. Desde que o brasileiro chegou na Premier League, nenhum outro defensor conseguiu marcar tantos gols E por muito… Kurt Zouma, com 11 gols, é quem mais se aproxima dos 16 de Magalhães. Lewis Dunk e Ben Mee marcaram 10, enquanto Alexander-Arnold, Dallas, Michael Keane, Fabian Schär e van Dijk balançaram as redes 9 vezes.
Os dois gols de Magalhães na atual Premier League são fruto do trabalho de Nicolas Jover no dia a dia em Londres. Contra o Tottenham e o Manchester City, a mesma jogada ensaiada se repetiu e foi concluída, com sucesso, pelo zagueiro brasileiro. Gols separados por uma semana.
A história que se repetiu
Vamos trazer como objeto de análise o gol diante dos Citizens, que por pouco não significou três pontos – não fosse a expulsão de Trossard e o gol no finalzinho de Stones.
Primeiro frame: o City tem completa superioridade numérica na pequena área: 8 x 2. Gabriel Magalhães está recuado, atrás da marca do pênalti, marcado por Walker.
Enquanto Saka se encaminha para a cobrança do escanteio, Saliba e Gabriel Martinelli correm para a frente de Ederson para evitar que o brasileiro consiga intervir em um cruzamento na pequena área. Como fizeram com Vicario no North London Derby.
Magalhães, então, avança até a pequena área, com Partey e Calafiori também lá. Walker acaba por ficar para trás.
Destaque para a precisão no cruzamento de Saka. Gabriel Magalhães sobe por trás de Gvardiol e marca de cabeça. Como havia feito uma semana antes.
As ações de bloqueio durante o escanteio puderam ser vistas, também, na bola parada defensiva. Magalhães e Saliba revezaram na marcação de Haaland, e o City nunca foi uma ameaça pelo alto.
Mikel Arteta já viu que a Premier League pode ser conquistada no detalhe. E o detalhe da bola parada pode ser a diferença entre mais um quase e o sucesso de um título que não vem já há tanto tempo…
Fonte: Ogol
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários