Hilda Guimarães de Freitas é reconhecida por sua trajetória de dedicação à saúde pública e ao SUS
A enfermeira sanitarista Hilda Guimarães de Freitas, servidora da SES (Secretaria de Estado de Saúde) de Mato Grosso do Sul, foi homenageada com o Prêmio Anna Nery, o maior reconhecimento da enfermagem no Brasil. A premiação ocorreu no último dia 17, durante o 26º CBCENF (Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem), em Recife.
Com mais de 40 anos de carreira e especialista em epidemiologia, Hilda é reconhecida por sua contribuição ao SUS (Sistema Único de Saúde), tendo participado de momentos marcantes da saúde pública nacional, como a erradicação da poliomielite. “Participei desse processo e me orgulho muito. Hoje, é triste ver o retrocesso na confiança em relação à vacinação”, comentou Hilda, ressaltando a importância do combate à desinformação.
O Prêmio Anna Nery, instituído em 2012 pelo Cofen (Conselho Federal de Enfermagem), destaca profissionais que se dedicam ao desenvolvimento da enfermagem no Brasil. Hilda, conhecida por sua paixão pelo SUS, lembrou a criação do primeiro curso de enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, onde também esteve presente. “Eu acredito no trabalho que realizo e sei que ainda posso fazer a diferença”, declarou.
Na premiação, outros 32 profissionais de diversos estados foram homenageados, reconhecidos por sua dedicação à enfermagem. Hilda enfatizou a importância de inspirar as gerações mais jovens, compartilhando sua experiência e otimismo com os novos profissionais da saúde.
Comentários