Sábado, 14 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Após mais de três anos fechada para obras, pista é homologada e aeroporto pode voltar a operar

26/09/2024 às 12:07
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Após três anos de obras, pista é aprovada, mas retorno de voos ainda depende de acordos com companhias aéreas

Dourados (MS) – O prefeito Alan Guedes anunciou na manhã desta quinta-feira (26) que a pista do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira foi homologada, após um longo período de mais de três anos em reformas. A documentação foi aprovada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e pelo Ministério da Aeronáutica, um processo aguardado desde julho.

Em uma publicação nas redes sociais, Guedes compartilhou um vídeo onde aparece no interior de um avião, afirmando ter “testado” a pista. Ele declarou que as documentações estão finalizadas, mas não especificou prazos para que o aeroporto retome as operações de voos.

“Em menos de 60 dias após o aeroporto voltar para a gestão da prefeitura, passamos para a Infraero, estivemos na ANAC e cumprimos todas as exigências. A pista está homologada e já realizamos o primeiro pouso, uma conquista muito grande para a cidade”, disse Guedes.

Histórico e Próximos Passos

O Dourados News buscou informações adicionais com a administração do aeroporto, mas não obteve retorno até o fechamento desta reportagem. A pista estava fechada desde maio de 2021, quando o 9º BEC (Batalhão de Engenharia e Construções) do Exército Brasileiro iniciou as obras.

Há cerca de 60 dias, o BEC finalizou a reforma da pista, e a diretora da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Mariana de Souza Neto, informou que a ANAC havia solicitado apenas pequenas correções. Após a aprovação do Plano Básico de Zona de Proteção Aeroportuária pelo Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), todas as exigências foram cumpridas.

O próximo desafio será atrair companhias aéreas de volta ao município, após o fechamento das operações. Antes do fechamento, as companhias Azul e Gol operavam no local, e a Azul já manifestou interesse em retomar os voos. O Governo do Estado também está responsável pela construção de um novo terminal, mas ainda não há prazos definidos para sua conclusão. Até lá, o aeroporto funcionará com a estrutura antiga.

Fonte: Dourados News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias