Elenco mais caro da América do Sul e sempre candidato a todos os títulos da temporada, o Flamengo chega no jogo de volta das quartas de final da Libertadores em uma situação incomum, sem o favoritismo diante do Peñarol e com a necessidade de superar um tabu histórico, muitos desfalques, além do atual momento ruim na temporada para manter vivo o sonho de reconquistar a América.
O Rubro-Negro comandado pelo técnico Tite entra em campo nesta quinta-feira, 26, em Montevidéu, contra o Peñarol depois de ser derrotado por 1 a 0, em pleno Maracanã, no jogo de ida na semana passada. Para avançar, antes de qualquer coisa, o Flamengo vai precisar de um feito inédito: marcar pelo menos um gol no time uruguaio pela competição intercontinental.
Isso mesmo, em cinco jogos contra o Peñarol pela Copa Libertadores, o Flamengo não conseguiu marcar sequer um gol. Os outros confrontos aconteceram em 1982 e 2019, com dois jogos em cada edição. O time uruguaio venceu três vezes por 1 a 0 e as equipes fizeram ainda um empate sem gols. Claro, também entra na conta o duelo da última semana no Maracanã.
Mas o Flamengo já conseguiu marcar gol no Peñarol. Foi há 25 anos, na semifinal da Copa Mercosul de 1999. Na ida, no Maracanã, venceu por 3 a 0. A volta foi no estádio Centenário e o time uruguaio até venceu por 3 a 2, sem conseguir reagir. Como o torcedor rubro-negro deve lembrar, o Mengão ficou com o título daquela competição em uma final movimentada contra o Palmeiras.
Apesar do tabu contra o Peñarol, o Flamengo já fez 23 jogos contra times uruguaios no total, com 10 vitórias, 10 derrotas e 3 empates. Atuando no país vizinho, são 3 vitórias em 11 partidas, todas contra o Nacional entre 1991 e 1995. Foram cinco jogos no Uruguai desde então, com quatro derrotas e um empate (aquele 0 a 0 contra o Peñarol em 2019).
Em meio a altas expectativas que sempre cercam o Flamengo, é possível afirmar que a equipe chega ‘em crise’ com a sua torcida, que até mesmo pichou muros da Gávea pedindo a saída do técnico Tite nesta semana.
O último momento de paz foi na classificação na Copa do Brasil diante do Bahia. O retrospecto recente tem derrotas para Corinthians, Peñarol e Grêmio, além de um empate contra o Vasco. O Mengão ficou para trás na busca pelo título brasileiro e terá mesmo que focar nas copas para levantar taças em 2024.
“Aprendi no Flamengo que o Flamengo tem que disputar tudo. Isso é inquestionável. Inclusive a pressão se dá pela grandeza e é natural. E também só sei que, serei aceito, e foi assim em todos os clubes, se um grande título tiver, e aí vai haver essa harmonia”, disse Tite depois da derrota para o Grêmio.
O Flamengo de Tite ainda não convenceu em 2024 e chega para o jogo diante do Peñarol repleto de desfalques por lesão, são eles: Everton Cebolinha (ruptura do tendão de Aquiles), Viña (ruptura do ligamento cruzado e fratura da tíbia), Pedro (ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho), Michael (lesão muscular) e Luiz Araújo (fratura da cartilagem do joelho direito).
Fonte: Ogol
Comentários