Sábado, 14 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

MS inicia logística para recolhimento da ‘gotinha da pólio’; imunização contra a doença passa a ser injetável

27/09/2024 às 05:16
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Substituição da VOPb pela vacina injetável VIP faz parte de estratégia nacional para maior segurança vacinal

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) inicia neste sábado (28) a logística reversa para recolher as doses da Vacina Oral Poliomielite Bivalente (VOPb), popularmente conhecida como “gotinha”. A iniciativa, que faz parte do plano nacional do Ministério da Saúde, visa substituir a VOPb pela Vacina Inativada Poliomielite (VIP), que é aplicada de forma injetável.

De acordo com a coordenadora estadual de imunização, Ana Paula Goldfinger, a troca foi baseada em pesquisas e recomendações internacionais que apontam a VIP como uma alternativa mais segura, uma vez que ela utiliza o vírus atenuado, reduzindo o risco de eventos adversos.

Mudança no esquema vacinal

Com a substituição, o esquema vacinal passará a ser exclusivamente com a VIP, eliminando o uso da “gotinha”. Até então, o calendário incluía três doses da VIP aos 2, 4 e 6 meses, seguidas de duas doses de reforço da VOPb. A partir de agora, será necessário apenas um reforço com VIP aos 15 meses de idade.

A mudança começará a ser aplicada em Mato Grosso do Sul a partir de segunda-feira (30). Nacionalmente, o Ministério da Saúde definiu o dia 4 de novembro como a data oficial para início do novo esquema.

Logística de recolhimento

A logística de recolhimento das doses da VOPb será realizada em todos os municípios do estado, com um rigoroso protocolo de segurança biológica. “Por conter o vírus vivo, as doses da VOPb devem ser descartadas de maneira adequada para evitar contaminação no solo”, explicou Goldfinger.

Impacto nas coberturas vacinais

O Brasil tem avançado positivamente nas coberturas vacinais contra a poliomielite, e Mato Grosso do Sul tem se destacado. Em 2023, o estado alcançou 90,97% de cobertura com a VIP e 82,96% com a VOP. Até o momento, em 2024, a VIP atingiu 87,75% e a VOP 88,19% de cobertura, conforme dados do Departamento de Monitoramento, Avaliação e Disseminação de Informações Estratégicas em Saúde (Demas).

Zé Gotinha segue na luta

Apesar da substituição da vacina oral, o Zé Gotinha, símbolo da campanha contra a poliomielite, continuará atuando em campanhas de vacinação. Criado nos anos 1980, o personagem tornou-se um ícone da luta contra a pólio e um aliado na prevenção de outras doenças imunopreveníveis, como o sarampo. Recentemente, Zé Gotinha foi premiado como a melhor “Brand Persona” do universo digital no iBest, reforçando seu papel na mobilização pela vacinação.

A iniciativa visa continuar elevando as taxas de imunização, contribuindo para que o Brasil mantenha o controle sobre a poliomielite, doença erradicada no país há 34 anos.

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias