PRF realiza maior apreensão de maconha do ano em MS-156, com 28,280 quilos escondidos em carga de milho
Anuncie Aqui
Caminhoneiro receberia carreta como pagamento pelo transporte da droga
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a maior apreensão de maconha de 2024, com um total de 28,280 quilos da droga, durante abordagem na rodovia MS-156, nesta quarta-feira (27). A carga ilícita estava escondida em meio a uma carreta carregada com milho a granel, registrada com placas do Rio Grande do Sul.
O caminhão, conduzido por Paulo César Portiel, de 47 anos, natural de Santa Catarina, foi interceptado no âmbito de uma investigação conjunta entre a PRF e o Setor de Investigações Gerais (SIG) de Dourados, que também investigava roubo de cargas na região. A droga foi encontrada entre a carga lícita de milho que o caminhoneiro carregou em Maracaju.
Segundo a PRF, Paulo César parou a carreta em Aral Moreira, cidade na fronteira com o Paraguai, onde entregou o veículo aos fornecedores para que a droga fosse escondida. O destino final seria Marau, no Rio Grande do Sul, e, como pagamento pelo transporte, o caminhoneiro receberia a própria carreta. Ele foi preso em flagrante por tráfico de drogas e encaminhado ao SIG de Dourados.
Prejuízo às organizações criminosas
Com essa apreensão, estima-se que o prejuízo às organizações criminosas ultrapasse R$ 25 milhões. Este foi o segundo grande caso de tráfico de drogas registrado em Mato Grosso do Sul em 2024. No primeiro, ocorrido em maio, a PRF apreendeu 26,1 toneladas de maconha, juntamente com armas e munições.
No caso de maio, o motorista Vanderlei Carlos Kuntz, de 50 anos, também transportava a droga escondida em uma carga de milho, vinda de Aral Moreira. Ele confessou que receberia R$ 100 mil para entregar a carga em Lajeado (RS).
Ambos os casos reforçam a posição de Mato Grosso do Sul como um dos principais corredores de entrada da droga paraguaia no Brasil, com o distrito de Sanga Puitã desempenhando um papel importante na rota de tráfico.
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
André Vilela
Formado em Comunicação Social, atua no jornalismo digital com foco na agilidade e precisão da informação. Cobre o cotidiano das cidades sul-mato-grossenses, trazendo os fatos assim que eles acontecem. Apaixonado por tecnologia e novas mídias.
Ver mais matérias
Comentários