Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026
Menu
ESPORTES

Brasil mostra protagonismo, elimina Marrocos e chega na semi da Copa do Mundo

29/09/2024 às 11:23
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Na Copa do Mundo das zebras e dos azarões, a seleção brasileira mostrou o brilho e o protagonismo de uma favorita. O peso da Amarelinha fez a diferença diante da coragem dos Leões do Atlas e conduziu o Brasil a uma vitória sufocante por 3 a 1 contra o Marrocos na Copa do Mundo de Futsal.

Na sua nona semifinal em dez edições de Mundial, o Brasil espera pelo vencedor de Venezuela x Ucrânia para conhecer seu próximo adversário. A Canarinho entra em quadra na quarta-feira (2), ao meio-dia, para disputar uma vaga na decisão.

O Brasil entrou em quadra cauteloso após a queda de Portugal, Espanha e Irã nas oitavas de final e elevou o nível de concentração, que já era altíssimo. Diante de Marrocos, principal candidato a surpresa desta Copa do Mundo, a seleção Canarinho sofreu grandes sustos nos primeiros minutos.

Com Pito e Marcênio preservados, Marquinhos Xavier ganhou mais um desfalque no primeiro minuto e perdeu Rafa Santos, após uma trombada no meio da quadra. O pivô que substituía Pito no quarteto inicial deixou a quadra e não voltou mais na partida. Além da perda de mais um jogador, o Brasil sofreu com o excesso de faltas e cometeu a terceira antes dos cinco minutos de bola rolando.

Diante do cenário, a Canarinho precisou diminuir o ímpeto na marcação, recuou na defesa e encontrou dificuldades para assumir as rédeas da partida. Com a bola, Marrocos controlou as ações ofensivas dos primeiros minutos e mandou no duelo até Marquinhos Xavier solicitar o primeiro tempo técnico e mudar o destino da partida.

Com pequenos ajustes na marcação, o treinador da seleção brasileira encaixou as peças soltas e contou com o faro do jogador mais iluminado neste Mundial. Aos 12, Felipe Valério cobrou escanteio na medida e Marcel engatilhou um belo voleio, estufando as redes marroquinas.

O primeiro passo estava dado. Com a vantagem, o Brasil retomou a confiança nos desarmes e intimidou os Leões do Atlas, transferindo o nervosismo do confronto. A marcação ágil e eficiente passou a oferecer bons contragolpes aos brasileiros e foram definitivos para o aumento do placar.

Em roubada de bola na quadra de defesa, Neguinho iniciou o contra-ataque e parou em um milagre do goleiro marroquino. Na sequência do lance, o fixo, campeão da LNF 2024, encontrou passe açucarado para Leandro Lino envolver a marcação e marcar o segundo da seleção antes do intervalo.

O placar favorável, mas não confortável, deixou a seleção brasileira leve para ditar o ritmo no segundo tempo e criar as primeiras boas oportunidades. Nos primeiros movimentos dos 20 minutos finais, os papeis se inverteram e o Brasil ditou o ritmo, enquanto Marrocos assuntou apenas em transições rápidas.

Com a bola e com espaço, o Brasil fez o que sabe de melhor e mostrou a qualidade individual para ficar ainda mais próximo da semifinal. Aos 11, Dyego chamou na ala esquerda, tirou a marcação e mandou no ângulo para assinar o terceiro gol verde-amarelo.

O prejuízo ampliado obrigou a seleção marroquina a antecipar a entrada do goleiro-linha e iniciar uma pressão sufocante contra o Brasil. Embora a marcação encaixada, os Leões do Atlas foram velozes para achar brechas e obrigarem Willian e Guitta a protagonizarem milagres para segurar a vantagem.

Na ânsia de liquidar o placar, a marcação brasileira subiu de forma precipitada e Marrocos aproveitou para diminuir. Faltando três minutos para o fim, Boumezou recebeu lançamento e descolou um canhão no ângulo: 3 a 1.

Os Leões do Atlas ganharam fôlego para o abafa final e aumentaram a intensidade da blitz. Mas, o Brasil suportou a mentalidade madura, não sentiu o gol sofrido e continuou resistente na marcação. Sem voltar a correr riscos, os comandados de Marquinhos Xavier apenas esperaram o estouro do cronômetro para comemorar mais uma semifinal na história da Amarelinha.

Fonte: Ogol

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias