O primeiro passo rumo à final da Copa do Brasil será dado a partir das 19h15 desta quarta-feira, 2, para Atlético Mineiro e Vasco. As equipes, que pouco se enfrentaram pela competição, carregam uma similaridade interessante. Ambos tentam ser finalistas pela primeira vez depois de conquistarem seu último título no certame.
Para o Atlético Mineiro, o jejum é menos impactante. Campeão em 2021, acabou caindo nas oitavas de final nos últimos dois anos, contra Flamengo e Corinthians (curiosamente os outros semifinalistas neste ano). Assim, o Galo tenta chegar na sua quarta final depois conquistar os títulos de 2014 e 2021 e ficar com vice-campeonato de 2016.
Do outro lado, o Vasco já faz a sua melhor campanha na Copa do Brasil desde o distante e histórico título de 2011 (único do clube até aqui). O Cruzmaltino disputou outras 11 edições neste intervalo e o máximo que alcançou foi as quartas de final em 2013 e 2015. Também consegue um alento depois dos vexames nos últimos dois anos, quando caiu na segunda fase para Juazeirense e ABC.
Para avançar na semifinal, o Vasco também se apega uma escrita que perdura há 30 anos e tenta novamente ser algoz do Atlético Mineiro depois de duas classificações nas quartas de final das edições de 1994 e 1995. Nos únicos quatro confrontos entre as equipes na Copa do Brasil, o Gigante da Colina venceu três, contra uma vitória do Galo. O último encontro foi com vitória por 1 a 0 no Mineirão, com gol de Valdir Bigode, e classificação nos pênaltis.
Já o Atlético Mineiro se apega ao histórico recente, já que no único encontro entre as equipes na atual temporada, venceu por 2 a 0 pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo aconteceu há pouco mais de dois meses e o atacante Hulk foi o grande destaque, com dois gols marcados.
Para o duelo desta quarta-feira, o mandante Atlético Mineiro contará com a volta do volante Otávio, recuperado de uma lesão no ombro. Os desfalques ficam por conta dos lesionado Zaracho e Bernard. O Galo também chega embalado depois de avançar para a semifinal da Libertadores na última semana.
Já o Vasco perdeu o atacante David, com uma grave lesão no joelho. Seu substituto na ponta deve ser definido entre Jean David, Emerson Rodríguez e Maxime Dominguez. Rayan, suspenso após expulsão no último jogo, também é desfalque.
Fonte: Ogol
Comentários