Brasil leva vantagem contra a Argentina, mas sofre com derrotas recentes: Veja retrospecto do clássico
Anuncie Aqui
Rivais históricos, Brasil e Argentina confirmaram o embate mais importante da história do clássico. No próximo domingo (6), às 12h, as duas seleções disputam a final da Copa do Mundo de Futsal, no Uzbequistão.
O retrospecto histórico do confronto anima a Amarelinha, mas a Albiceleste também tem com o que se apegar na hora dos números. O Brasil carrega uma ampla vantagem diante dos Hermanos. Porém, nos últimos anos, a Argentina saiu vitoriosa nos principais encontros entre as duas seleções.
Levando em consideração apenas os jogos deste século, Brasil e Argentina se encontraram 50 vezes em competições oficiais e torneios amistosos. A seleção Canarinho leva uma grande superioridade, com 36 vitórias, marcando 183 gols. Enquanto, a Albiceleste venceu apenas cinco, anotando 74 gols. Houveram ainda nove duelos empatados.
Em um recorte ainda mais específico, o panorama repete o mesmo roteiro. Em encontros em Copas do Mundo, as duas seleções se enfrentaram sete vezes, com seis vitórias do Brasil, com 28 gols, e apenas um triunfo para os Hermanos, que marcaram 14 vezes.
Na vitória sobre a França nesta quinta-feira (3), a Argentina confirmou pela terceira vez consecutiva a sua presença em finais de Mundiais, enquanto o Brasil volta a uma decisão depois de 12 anos, ficando pelo caminho.
Este retrospecto sintetiza o animador desempenho para os Hermanos em duelos decisivos recentes. A última e mais impactante vitória da Argentina aconteceu na Copa do Mundo de 2021, na Lituânia. Quando os comandados de Lucuix venceram o Brasil por 2 a 1, avançaram para mais uma final e mandaram a Amarelinha para casa.
Ainda no ciclo para o último Mundial, a Argentina derrotou o Brasil, em Carlos Barbosa, por 3 a 1, e ficou com o título das Eliminatórias. Entre os últimos triunfos argentinos estão também a classificação nos pênaltis na semifinal da Copa América 2015.
Embora os marcantes triunfos recentes dos Hermanos, o Brasil tratou de recuperar a hegemonia continental no último ciclo e enterrou o fantasma da última Copa do Mundo. Na Copa América deste ano, o time comandado por Marquinhos Xavier venceu na fase de grupos e grande final os rivais e conquistou o título, no Paraguai.
Fonte: Ogol
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários