A duras penas, o Manchester United conseguiu arrumar um empate fora de casa diante do Porto, pela Liga Europa. Fruto da bola na área e do herói improvável Harry Maguire. O que não muda o péssimo momento do time de Erik ten Hag, que tem um símbolo bem claro desta fase: Bruno Fernandes.
Poderíamos falar de Casemiro, de Rashford, de tanta gente… Mas Bruno Fernandes era quase sempre a calmaria em meio a tormenta. Beirou sempre as 30 participações em gols nas temporadas sob o comando de ten Hag. Na atual, ainda não balançou as redes…
Conseguiu inflacionar seu número de assistências nos 7 a 0 contra o Barsnley na Copa (são quatro), mas a performance, e a atitude de Bruno Fernandes, mostram um time no limite.
Ao longo da temporada, ten Hag chegou a colocar o capitão, muitas das vezes, como um falso 9. Não funcionou. Eventualmente, com Zirkzee ganhando mais espaço e com Højlund recuperado, voltou ao meio, atuando como um camisa 10, na frente dos dois volantes (Eriksen + Mainoo ou Casemiro). A influência seguiu longe do que era.
Nos últimos dois jogos do United, Bruno Fernandes acabou expulso. Vermelho direto contra o Tottenham, e segundo amarelo diante do Porto. São, portanto, três amarelos e dois vermelhos na temporada. Mais cartões do que participações diretas em gol.
Vale destacar outro dado interessante: antes das duas expulsões seguidas, Bruno Fernandes só havia recebido dois cartões vermelhos em toda a carreira. Metade das expulsões da carreira saíram, portanto, em um espaço de quatro dias.
Bruno Fernandes é o símbolo do fracasso de um trabalho. Do momento ruim de praticamente todas as referências da equipe. Sejam elas de liderança, técnicas, táticas…
Bruno Fernandes é o problema do Manchester United? Provavelmente não. Ten Hag é um técnico “ruim”? Jamais chegaria em Old Trafford se o fosse, ou jamais teria feito tantas campanhas vitoriosas em Amsterdã. Mas uma coisa está clara: o casamento não deu certo. E vai afetando todas as bases do clube. Até as que, anteriormente, sobreviviam às tempestades…
Fonte: Ogol
Comentários