O Porto se socorreu em grande estilo, com o perdão do trocadilho que vem a seguir, após a saída dos atacantes Evanílson e Taremi. A solução veio da Espanha e o apelido do centroavante é Samu…
De ascendência nigeriana, Samu tem apenas 20 anos de idade e era alvo do Chelsea na última janela de transferências. O atacante espanhol, no entanto, escolheu os Dragões e, rapidamente, se tornou figura importante no novo clube.
Samu estreou pelo Porto, há pouco mais de um mês, quando saiu do banco de reservas na derrota em clássico contra o Sporting.
Também suplente no duelo seguinte, o jovem espanhol de 20 anos deixou a sua marca e, desde então, é titular absoluto do Porto e destaque com muitos gols marcados. Contra o Manchester United, nesta quinta-feira (3), foram mais dois para a conta.
Já são cinco jogos consecutivos balançando as redes e um total de sete gols. Portanto, a média de Samu é de 1,17 gol/jogo e, mais do que isso, o centroavante marca um tento a cada 53 minutos em campo.
Agora, Samu divide a artilharia do Porto na temporada 2024/25 com o brasileiro Wenderson Galeno, que possui os mesmos sete gols, mas em 10 confrontos disputados.
Filho de pais nigerianos, Samuel Omorodion Aghehowa nasceu na cidade espanhola de Melilla, que faz fronteira com o Marrocos.
Os primeiros passos na carreira de futebolista foram no Nervión, uma pequena equipe da cidade de Sevilla. Rapidamente, o garoto chamou a atenção do Granada, onde atuou na base, no time B e no principal.
A história de Samu nos profissionais do Granada, curiosamente, duraria apenas uma partida. Logo na estreia, o centroavante deixou sua marca diante do Atlético de Madrid.
Foi o suficiente para o time colchonero acertar a contratação do jovem jogador e, imediatamente, cedê-lo ao Alavés. Com uma campanha segura, o clube fechou o Campeonato Espanhol na 10ª colocação e teve Samu como artilheiro, com oito gols em 35 jogos.
Apesar disso, Samu não estava nos planos do Atleti para a temporada 2024/25. Como dito, o jovem atleta entrou na pauta do Chelsea mas, em negociação surpreendente, decidiu assinar pelo Porto, onde teria boas oportunidades com as saídas de Evanílson, para a Premier League, e Taremi, para a Internazionale.
Com atuações pelas seleções de base da Espanha, Samu já tem no currículo uma medalha olímpica. Nos Jogos Olímpicos de Paris, o atacante marcou um gol na campanha que culminou com o ouro diante dos anfitriões.
Não foi preciso de muito tempo para Samu cair nas graças da torcida do Porto. Em caso de urgência por gols, chame o Samu!
Fonte: Ogol
Comentários