Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026
Menu
DOURADOS

Eleitores chegam cedo às urnas e divergem entre praticidade e compromisso com a democracia

06/10/2024 às 07:56
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Eleitores chegam cedo às urnas e divergem entre praticidade e compromisso com a democracia

Na manhã deste domingo (6), eleitores mais “ansiosos” chegaram logo cedo na Escola Municipal Nelson de Araújo, em Dourados, para garantir que fossem os primeiros a votar nas eleições de 2024. Antes das 7h, o movimento já era visível.

Para muitos, o objetivo era claro: votar e liberar o restante do dia para outras atividades. O primeiro da fila não se mostrou contente com o cenário político e disse que estava apenas cumprindo uma obrigação.

A praticidade de votar cedo é uma das razões mais comuns apontadas por eleitores, como fez a segunda votante, relatando que teria chegado mais cedo, pois teria serviços domésticos para executar durante o restante do dia. 

No entanto, nem todos estavam ali apenas pela praticidade. Ednar Lima se destacou por uma visão mais crítica e engajada sobre o papel do voto.

“Você tem que eleger quem você quer, se você não participa do processo eleitoral alguém pode ganhar sem merecer”, além disso, enfatizou que aqueles que não participam, não podem cobrar os políticos eleitos, uma vez que não exerceram a sua cidadania. Para ele, o voto é o ponto inicial de um ciclo que envolve fiscalização e cobrança por parte da população.

A primeira hora de votação na Escola Municipal Nelson de Araújo ainda estava calma e sem filas. 

Em Dourados, o horário de votação segue até às 16h.

 

Fonte: Dourados News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias