Sábado, 14 de Fevereiro de 2026
Menu
CIDADES

Operação da Polícia Civil desmantela grupo familiar envolvido em agiotagem em Campo Grande

09/10/2024 às 16:18
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Criminosos cobravam juros abusivos e usavam notas promissórias para extorquir vítimas

Na manhã desta quarta-feira (9), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), deflagrou a operação “Agiroprata” em Campo Grande, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa formada por membros de uma mesma família, que atuava na prática ilegal de agiotagem.

De acordo com as investigações, os suspeitos emprestavam dinheiro com juros abusivos, que chegavam a 40%, utilizando notas promissórias como garantia. As vítimas, ao renegociarem suas dívidas, acabavam pagando juros sobre juros, tornando-se financeiramente insustentáveis. Nesse momento, os criminosos preenchiam as notas promissórias com o valor total da dívida, incluindo os juros acumulados, e executavam a cobrança judicialmente, conferindo um ar de legalidade ao esquema.

Até o momento, 12 vítimas já prestaram depoimento, mas acredita-se que o número total possa chegar a 40. A operação resultou na apreensão de notas promissórias em branco e cheques, além de expor o alto padrão de vida dos suspeitos, que possuíam veículos de luxo e terrenos em condomínios de alto padrão, apesar de residirem em uma área periférica.

As investigações continuam em busca de novas vítimas e para desdobramentos no caso.

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

André Vilela

Formado em Comunicação Social, atua no jornalismo digital com foco na agilidade e precisão da informação. Cobre o cotidiano das cidades sul-mato-grossenses, trazendo os fatos assim que eles acontecem. Apaixonado por tecnologia e novas mídias.

Ver mais matérias