As quatro vagas de acesso para a Série B de 2025 foram definidas no último fim de semana, com Athletic, Volta Redonda, Ferroviária e Remo se garantindo entre as equipes que subiram de divisão. O time mineiro, inclusive, vai fazer a sua estreia na Segundona depois de ter uma história pouco expressiva e retornar ao profissionalismo em 2018 na última divisão do futebol estadual após 49 anos. Aproveitando isso, a equipe de oGol preparou um especial sobre cada um dos novos integrantes da Série B. A começar em São João Del Rei.
O Athletic é um verdadeiro caso de sucesso e nos últimos seis anos conseguiu resultados expressivos, culminando no acesso para a Série B. Ainda pode conquistar seu primeiro título nacional, já que está na final da terceira divisão, em que irá enfrentar o Volta Redonda nos dias 12 e 19 de outubro, com direito ao jogo de volta em casa.
O Athletic Club é uma agremiação da Cidade de São João Del Rei, em Minas Gerais, fundado em 27 de junho de 1909. Apesar da longa existência, nunca teve grandes conquistas. Até mesmo o site do clube atribui a sua maior conquista o vice-campeonato mineiro da terceira divisão em 1969.
O clube na sua fundação não era dedicado somente ao futebol, como tantos outros criados naquela época. Por décadas, o Athletic não passou de uma equipe amadora e os primeiros passos relevantes aconteceram na década de 1960. Em 1970, disputou pela primeira vez a elite estadual e não passou da fase de grupos.
Mas a permanência na elite mineira não aconteceu e o Athletic seguiu no amadorismo, ainda que com importante tradição em São João Del Rei.
O Athletic se tornou definitivamente um time profissional em 2018, depois de um longo planejamento. Ficou com o vice-campeonato da Segunda Divisão do Mineiro, equivalente ao terceiro nível do estadual. No Módulo 2 jogou nos dois anos seguintes, novamente com a segunda posição.
Em 2021, o Athletic estava na primeira divisão do futebol mineiro pela segunda vez na sua história e 51 anos depois da estreia e até então única participação. No mesmo ano, teve um importante passo para a sua ascensão ao se tornar SAF e ter 49% das ações compradas pelos empresários Vinicius Diniz e Victor Felipe Oliveira.
Ainda em 2021, o Athletic decidiu chamar a atenção e contratou o veterano Loco Abreu, ex-Botafogo e seleção uruguaia. O atacante jogou apenas 4 jogos no Estadual daquele ano, mas o clube garantiu sua permanência.
Em 2022, o Athletic deu mostras da seriedade do seu projeto e do quanto poderia ser competitivo. Já sob o comando do técnico Roger Silva, ex-atacante com passagens por grandes clubes, o time mineiro chegou até a semifinal do Estadual e em seguida conquistou o título do Interior.
No mesmo ano, o empresário Vinicius Diniz ampliou sua participação na SAF do Athletic e se tornou acionista majoritário, com 90% das ações. Também foi importante o investimento em infraestrutura, com grande modernização do Centro de Treinamento. O Athletic também é dono do próprio estádio, o Joaquim Portugal (Arena Sicredi), com capacidade para pouco mais de 3 mil pessoas.
Em 2023, o Athletic deu um passo importante na sua história e pela primeira vez disputou competições nacionais, se classificando para Copa do Brasil e Série D. Na Copa do Brasil caiu ainda na primeira fase para o Brasiliense. No mesmo ano voltou a ser campeão do interior e ganhou a Recopa Mineira.
Mas o grande destaque do Athletic ficou mesmo na Série D, em que mesmo estreante acabou com êxito. Liderou o Grupo 6 na primeira fase e em seguida passou por Brasiliense, Camboriú e Bahia de Feira. Na semifinal, já garantido na terceira divisão, acabou derrotado pela Ferroviária.
O Athletic chegou em 2024 como uma equipe consolidada a nível estadual e com extenso calendário nacional. Ficou fora da semifinal do Campeonato Mineiro, mas novamente foi campeão do Interior. Na Copa do Brasil caiu na segunda fase para o CRB.
Em agosto, o Athletic passou por uma mudança em seu SAF. Vinícius Diniz, deixou o Conselho de Administração e parte de ações da SAF foram vendidas a novos investidores. A nova controladora da SAF passou a ser a F&P Gestão Esportiva, que detém 59%.
O destaque então ficou para Série C. O Esquadrão de Aço foi o segundo colocado na longa primeira fase e o primeiro do seu grupo na fase derradeira com uma vitória por 2 a 1 contra o Londrina, para festa da torcida em São João Del Rei. Garantiu o meteórico acesso e ainda é finalista.
Maior treinador da história do clube, Roger Silva só não comandou o Esquadrão de Aço nos segundos semestres de 2022, quando foi para o Inter de Limeira, e de 2023, quando comandou Pouso Alegre, Manaus e Primavera. Sob o seu comando, o Athletic chegou às semifinais do Estadual e conquistou o Mineiro do Interior (2022 e 2023), a Recopa Mineira (2023) e Troféu Inconfidência (2024). Agora, a lista tem o acesso para a Série B.
“Não é fácil conquistar, acho que a gente tem que desfrutar, agradecer muito a Deus por isso, pelo privilégio de estar numa final de campeonato nacional. Uma equipe que tem sete, oito anos de futebol profissional novamente, com muita simplicidade. Sempre digo isso: o Athletic sempre foi muito pé no chão, sempre respeitando todas as etapas, mas sonhadora, uma equipe que sonha. A gente sabe que tem um grande equipe do outro lado, o Volta, também está feliz pelo acesso, mas nós vamos buscar esse troféu”, disse Roger em entrevista ao GE.
“O Atlhetic está passando por esse crescimento, e eu estou muito feliz de estar fazendo parte disso”, concluiu.
Fonte: Ogol
Comentários