Com domínio histórico dos cearenses, Liga do Nordeste começa neste fim de semana
Anuncie Aqui
A Liga do Nordeste 2024 começa neste final de semana, e mais uma vez as equipes a serem batidas vêm do estado do Ceará. O torneio, já historicamente dominado pelos cearenses, tem novamente todo o favoritismo apontado para uma equipe do estado: o semifinalista do Brasileiro e vice da Copa do Brasil, Fortaleza. O bicampeão da Liga, o Ceará, e o atual campeão, São João Jaguaribe, correm por fora.
Atualmente em sua 19º edição, a competição teve início no ano de 2005 e vem sendo disputada ininterruptamente desde então – à exceção de 2020, em decorrência da pandemia da covid-19. Nesse período, em 11 das 19 edições, o título de melhor equipe da região Nordeste ficou no Ceará, com o maior campeão do período sendo o tetra Horizonte, que atualmente encontra-se afastado das atividades profissionais.
Enquanto o estado do Ceará domina sozinho mais da metade dos troféus (58%), as demais conquistas se dividem entre Sergipe (3), Pernambuco (2), Rio Grande do Norte e Paraíba, com uma conquista cada.
Nesta temporada, o torneio conta com 16 representantes de sete dos nove estados do Nordeste – apenas Bahia e Paraíba não têm equipes nesta edição. Conforme a distribuição feita pela CBFS, Ceará, Sergipe e Rio Grande do Norte contam com mais participantes (3), seguidos por Alagoas, Maranhão e Pernambuco (2), enquanto o Piauí tem somente a equipe de Campo Largo no torneio. Mas, de onde vêm o favoritismo dos cearenses?
O futsal nordestino mostrou sua força em três competições nacionais ao longo deste ano: Copa do Brasil, Taça Brasil e Campeonato Brasileiro. A partir do desempenho das equipes nessas competições é possível projetar quem será o time a ser batido neste ano.
Na Taça Brasil, o único representante do Nordeste foi o Campo Largo, que teve participação tímida: eliminado na primeira fase e com uma única vitória, sobre o House Via Motos, a pior equipe do torneio.
Na Copa do Brasil, para além do Campo Largo que avançou até as quartas de final, também estiveram presentes Fortaleza, Traipu, Apodi, São João Jaguaribe, Ceará, Ribeirópolis, Sampaio Araioense, Penedense/Sãobrazense e Macau/Novo Vila, entre todas essas equipes, apenas o Macau não disputa a Liga do Nordeste. Na Copa, o maior destaque acabou por ficar com o Fortaleza, vice-campeão após dois jogos duros com o Atlântico, e o Traipu, eliminado na semifinal também pelo time da LNF.
No Brasileirão, ainda em curso, três equipes do Nordeste sonham com o título: Sport, Fortaleza e Apodi são semifinalistas, junto do “intruso” do Rio Grande do Sul Yeesco. O Sport, de grande temporada até aqui, não participa da Liga do Nordeste neste ano.
Dentro deste cenário das equipes nordestinas, é difícil não apontar o favoritismo na Liga ao Fortaleza. O Tricolor de Aço é dono de um dos melhores ataques do Brasil, com mais de 200 gols em 2024, e tem 70% de vitórias em jogos neste ano. Fora do estado, Apodi e Traipu também já provaram valor. O time potiguar, semifinalista do Brasileirão, destaca-se ao contrário do Fortaleza, pela defesa – time não perde um jogo desde julho. O Taipu, por fim, mostrou grande força na Copa do Brasil, mas tende a mostrar um time diferente para a disputa da Liga do Nordeste.
A grande competição do futsal nordestino começa no domingo, 13 de outubro, e tem a decisão do título já marcada para sábado, dia 19 de outubro.
Fonte: Ogol
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários