Nobel de Economia premia trio que busca entender por que há países ricos e pobres
Por que alguns países são ricos? E outros são pobres? Foi isso que levou A Real Academia Sueca de Ciências a conceder o prêmio Nobel de Economia para Daron Acemoglu, Simon Johnson e James A. Robinson. A pesquisa do trio ajuda o mundo a entender quais são as diferenças de prosperidade entre as nações.
Assim, os laureados de 2024 mostraram que uma explicação para as diferenças entre países está nas instituições sociais introduzidas durante a colonização.
“Instituições inclusivas foram frequentemente introduzidas em países que eram pobres quando foram colonizados, resultando ao longo do tempo em uma população geralmente próspera”, escreve a Academia no release de divulgação do prêmio.
Assim, Daron Acemoglu nasceu em 1967 em Istambul, na Turquia. Ele é professor do MIT, o Massachussetts Institute of Technology. Já Simon Johnson nasceu em 1963, na Inglaterra. Também é professor do MIT. James A. Robinson é norte-americano, nasceu em 1960, e é professor da Universidade de Chicago.
Dessa forma, o trio receberá como premiação 11 milhões de coroas suecas. O prêmio será divido igualmente entre os três acadêmicos.
Assim, o prêmio Nobel de Economia, nos últimos anos, destacou estudos sobre mulheres e a pobreza. Não foi diferente em 2024. Confira abaixo uma lista com os últimos ganhadores.
Fonte: Inteligência Financeira



Comentários