O renomado jornal inglês The Guardian publicou sua tradicional lista anual dos melhores jogadores sub-17 do mundo. Na edição deste ano, estão presentes quatro jogadores que atuam no futebol brasileiro: Estêvão, do Palmeiras, Riquelme Felipe e Matheus Reis, do Fluminense, e Gabriel Carvalho, do Internacional.
A lista conta com 60 nomes de diversos lugares do mundo, sendo todas as promessas nascidas em 2007. Alguns fãs mais fanáticos por futebol europeu podem reconhecer nomes como o do equatoriano Kendry Páez, o do português Geovany Quenda e dos espanhóis Pau Cubarsí e Marc Bernal, mas, certamente, os mais conhecidos da lista são Estêvão e o espanhol Lamine Yamal.
Se o jogador do Palmeiras é um dos mais jovens a vestir a camisa da seleção brasileira, Lamine Yamal já é uma peça fundamental no Barcelona e na Espanha, sendo fundamental para a conquista da Eurocopa deste ano.
Os outros três nomes do futebol brasileiro ainda não possuem o destaque de Estêvão, mas são tratados como verdadeiras joias por seus clubes. O Fluminense é a equipe brasileira com mais nomes na lista e um dos poucos a ter dois jogadores. “Os Moleques de Xerém” presentes são o meia atacante Riquelme Felipe e o ponta Matheus Reis, que, recentemente, optou por defender a seleção mexicana. Os dois integram a chamada “Esquadrilha 07”, umas das gerações mais promissoras dos últimos anos formadas pelo clube.
Já o meio-campista Gabriel Carvalho, do Internacional, ainda não teve o sucesso de Estêvão, mas já estreou pelo time profissional, diferentemente das promessas do Fluminense. O jogador, formado no “Celeiro de Ases” do Internacional, marcou um gol pela equipe principal do Colorado e vem jogando como titular sob o comando de Roger Machado. Ao todo, já são 14 jogos no Campeonato Brasileiro, sendo 13 como titular.
Poucas pessoas abrem uma lista sobre as maiores promessas do mundo e esperam ver jogadores de países onde o futebol não predomina. No caso da lista do The Guardian, o seychellense Lorenzo Hoareau garantiu sua vaga entre os 60, junto com o indonésio Arkhan Kaka, que recebeu esse nome em homenagem ao craque brasileiro.
E esse não é o único “nome repetido” da lista: o filho do grande atacante holandês Patrick Kluivert, Shane Kluivert, está presente junto com Rayane Messi, esse, apenas uma coincidência, sem parentesco com La Pulga.
Fonte: Ogol
Comentários