As seleções estão em constante renovação. Com o fim do ciclo da geração que conquistou o tetracampeonato no Brasil em 2014, a Alemanha também passa por alterações. Jogadores como Toni Kroos (aposentado), Neuer, Gundogan e Thomas Muller, por exemplo, não atuam mais pelo selecionado alemão.
Agora, nomes como o de Pavlovic, do Bayern, e Wirtz, do Leverkusen, roubam a cena na seleção. A vitória por 1 a 0 sobre a Holanda, que manteve a equipe invicta na Liga das Nações, veio dos pés de Jamie Leweling, estreante que pode começar a aparecer mais com a camisa da equipe.
Mas quem é o Jamie Leweling?
Aos 23 anos, Jamie Leweling atua como segundo atacante e como ponta direita no Stuttgart. Na sexta temporada como atleta profissional, o alemão se profissionalizou no Greuther Furth, atuou três anos por lá. Ganhou maior destaque em sua temporada no Union Berlin e, em 2023/24, fechou com o Stuttgart.
Leweling tinha 18 anos quando subiu ao time profissional do Furth. Começou como reserva importante e entrava na maioria dos jogos da equipe na segunda divisão do Alemão de 2019/20, quando a equipe terminou a competição na nona colocação. Foram três gols e uma assistência em 23 jogos.
Na segunda temporada, o atacante seguiu no mesmo ritmo de entrar no decorrer das partidas, porém em mais jogos. Foram 27 aparições, sendo sete oportunidades como titular. Ao todo, o jogador marcou um gol, deu uma assistência e ajudou o time a subir para a elite do futebol alemão.
Na temporada 2021/22, a última pelo clube dos trevos, foi de afirmação como profissional. Foram 35 partidas disputadas, já 22 como titular, e cinco gols marcados, além de uma assistência, sendo um dos únicos destaques do time, que foi rebaixado novamente.
As boas atuações chamaram a atenção do Union Berlin, que pagou quatro milhões de euros para contar com o jogador na temporada 2022/23, quando o time terminou a Bundesliga na quarta posição, parou nas oitavas da Liga Europa e chegou às quartas da Copa da Alemanha. Foram 25 jogos, um gol e uma assistência.
Na sequência, foi para o Stuttgart por empréstimo, que uma temporada mais tarde desembolsou cinco milhões para contar com o jogador no elenco. Entrou em campo 47 vezes pela equipe até aqui, nas duas temporadas, balançou as redes cinco vezes e deu outros cinco passes para gol.
Jamie Leweling atua pela ponta direita e procura espaços por trás da defesa, sempre espetado na frente. É rápido e, com a perna direita, parte para cima dos marcadores para avançar até a área, sempre alargando o campo e gerando corredor no meio.
Tem como características principais o controle de bola e o drible. A finalização não é sua qualidade principal, mas não deixa a desejar. Também auxilia com os cruzamentos na área para, nessa temporada, Demirovic e Undav.
Porém, apesar das suas características ofensivas, atua como ala no esquema atual do Stuttgart. Comprometido taticamente, tem funções defensivas e auxilia os zagueiros no bloqueio das descidas dos adversários.
Aposta de Julian Nagelsmann pela primeira vez, Leweling não decepcionou e, após nem sair do banco no duelo contra Bósnia, substituiu Musiala com maestria contra Holanda, sendo decisivo com gol na estreia. Seu recado foi dado e novas oportunidades devem surgir em breve.
Fonte: Ogol
Comentários