A revista inglesa FourFourTwo, publicou nesta quarta-feira (16) a relação dos 50 melhores técnicos do mundo. Na edição, apenas dois técnicos que atuam no futebol brasileiro foram citados: Abel Ferreira, do Palmeiras e Fernando Diniz, do Cruzeiro. Campeões do Brasileiro e da Libertadores em 2023, respectivamente, se destacaram pelos trabalhos no último ano.
O treinador do Palmeiras ficou em 22º lugar, sendo o melhor colocado entre os treinadores de fora da Europa. Abel assumiu o clube em 2020, e desde então tem apresentado uma atuação excepcional. O português conquistou dez títulos pelo Palmeiras: duas Libertadores, uma Recopa Sul-Americana, dois Campeonatos Brasileiros, uma Copa do Brasil, uma Supercopa do Brasil e três Campeonatos Paulistas.
Nenhum outro treinador estrangeiro conquistou o mesmo número de títulos que o português. Abel Ferreira permanecerá com o alviverde até 2025 e ainda tem a chance de levar o clube ao tricampeonato brasileiro.
Abaixo do português, está Fernando Diniz, em 25º lugar. O ex-treinador do Fluminense, tem seu estilo único de jogo, o “Dinizismo”, que levou o time carioca a ganhar a taça da Libertadores em 2023.
Apesar da atuação reconhecida no Fluminense, Diniz foi demitido do clube em junho deste ano e permaneceu sem um novo time até setembro, quando foi contratado pelo Cruzeiro. No time mineiro, o treinador tenta alcançar seu segundo título internacional, na Copa Sul-Americana. Fernando Diniz é o único brasileiro citado na lista.
Os comandantes dos times brasileiros ficaram acima de técnicos de grandes clubes europeus, como Ange Postecoglou, do Tottenham e de Vicent Kompany, do Bayern de Munique.
Fonte: Ogol
Comentários