De preterido por Ceni a destaque, zagueiro pode ser primeira grande venda do ‘Bahia City’
Anuncie Aqui
Sem títulos, mas bem perto de conseguir sua melhor campanha na era dos pontos corridos, o Bahia começa a colher os frutos da aquisição pelo Grupo City. O desejo do conglomerado em investir no futebol brasileiro também passa pela possibilidade de garimpar jovens talentos e o primeiro parece ter sido achado. Trata-se do zagueiro Gabriel Xavier, um dos destaques da temporada no país.
Gabriel Xavier tem 23 anos, fez sua base no Mirassol e chegou ao Bahia após ser comprado para integrar o time que disputou o Brasileirão de Aspirantes. Em 2022, ele foi integrado ao elenco principal e teve sequência na Série B daquele ano quando o Tricolor sofreu com desfalques.
O zagueiro sempre foi bem visto pela torcida tricolor, mas precisou ter paciência para ser utilizado. Em 2023, sob o comando de Renato Paiva e Rogério Ceni, ele não foi o titular mesmo em uma equipe que não teve um sistema defensivo confiável e chegou a atuar com três zagueiros. As críticas pelas poucas chances foram constantes.
Chegou 2024 e Gabriel Xavier seguiu trabalhando. Nas primeiras competições do ano ficou como primeiro suplente da zaga formada por Kanu e Cuesta. Depois de muita insistência da torcida e lesão do argentino, o jovem assumiu a vaga para não perder mais. Já são 45 partidas na temporada, sendo titular em 28 dos 30 jogos disputados pelo Bahia no Brasileirão. Só não atuou na estreia contra o Inter e por uma suspensão contra o Corinthians.
Não só por causa de Gabriel Xavier, mas também por ele, o Bahia tem bons números defensivos na temporada. Em 61 partidas realizadas até aqui, o Tricolor sofreu apenas 60 gols, média inferior a um gol sofrido por jogo.
Gabriel Xavier então virou destaque em métricas de análise objetivas. Dados do Sofascore são de 1.6 interceptações por jogo, 1.9 desarmes por jogo, 3.1 bolas recuperadas por jogo, apenas 0.2 dribles sofridos por partida, 5.6 cortes por confronto e 71% de aproveitamento nos duelos aéreos, liderando este último quesito, entre os jogadores dos times da Série A por todas as competições no 2º semestre de 2024.
O zagueiro também é o quarto entre todos os jogadores do Brasileirão com mais passes certos por partidas. A sua média é de 57,5 passes, com um aproveitamento de 89%. Essa métrica pode ser explicada pelo estilo de jogo do Bahia, que tenta construir com passes curtos. O líder do quesito no campeonato é o volante Caio Alexandre e outro destaque é o também zagueiro Kanu.
A tradicional premiação Bola de Prata, da ESPN, também coloca Gabriel Xavier na composição da dupla de zaga ideal do Brasileirão. O zagueiro compõe a seleção do prêmio desde a 7ª rodada.
Já o CIES Football Observatory, centro de estudos que realiza pesquisas e levantamentos sobre o futebol, publicou na última semana os dez zagueiros do mundo com melhor desempenho fora das cinco principais ligas europeias. Gabriel Xavier está na sétima posição. Outros conhecidos do futebol brasileirão são Joaquim, ex-Santos e hoje no Tigres, em quinto, Alexander Barboza, do Botafogo, em sexto, e Gustavo Gómez, do Palmeiras, em nono.
Top* defensive centre backs outside Europe’s big-5⃣
🥇 #AustinTrusty 🇺🇸
🥈 #JosipSutalo 🇭🇷
🥉 #OusmaneDiomande 🇨🇮
* As per @CIES_Football Performance Index powered by @wyscout 📈
More exclusive ⚽️ stats 👉 https://t.co/P0Ohpx4Mt7 pic.twitter.com/A6EABFYcm4
Consolidado como um dos melhores zagueiros do futebol brasileiro na temporada, Gabriel Xavier recebeu sondagens de clubes do futebol inglês e italiano, conforme circula na mídia baiana. Ele pode ser a primeira grande venda do Tricolor com o Grupo City e até mesmo a maior da história. Potencial para brilhar, o jovem zagueiro tem.
Fonte: Ogol
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários