Neste domingo, 20, ficou definido que Atlético Mineiro e Flamengo farão a grande final da Copa do Brasil de 2024. O Mengão conseguiu a sua vaga depois de um empate dramático contra o Corinthians, enquanto o Atlético Mineiro também segurou um empate contra o Vasco. Essa será a terceira vez que as duas equipes decidem um título nacional e o histórico aponta uma vitória para cada lado.
Em 1980, a final entre Atlético Mineiro e Flamengo foi pelo Campeonato Brasileiro. Naquele ano, o Galo venceu o primeiro jogo por 1 a 0, no Mineirão. Mas na volta, o Rubro-Negro venceu por 3 a 2 no Maracanã, conquistando seu primeiro título brasileiro.
A segunda final nacional entre as equipes foi em 2022, pela Supercopa do Brasil. Na ocasião, o Atlético Mineiro chegou como campeão brasileiro e da Copa do Brasil de 2021, enquanto o Flamengo foi o vice do Brasileirão. Naquela final, as equipes empataram em 2 a 2 e a decisão foi para os pênaltis. Depois de uma longa disputa, o Galo venceu por 8 a 7 e ficou com o título.
Na Copa do Brasil, Atlético Mineiro e Flamengo se enfrentaram seis vezes e a fase mais avançada foi na semifinal de 2014. Naquele ano, o Rubro-Negro venceu em casa por 2 a 0, mas o Galo goleou por 4 a 1 na volta e ficou com a vaga. O time mineiro acabou o campeão da edição após vencer duas vezes o rival Cruzeiro na final.
Os outros confrontos foram pelas quartas de final em 2006, que o Flamengo avançou e nas oitavas de final em 2022, com o Mengão levando a melhor novamente.
Neste ano, o Flamengo vai em busca do seu quinto título da Copa do Brasil – conquistou em 1990, 2006, 2013 e 2022 – além de tentar salvar um ano até aqui sem conquistas. O Mengão também já foi vice-campeão cinco vezes. Ou seja, vai disputar a sua décima final.
Já o Atlético Mineiro foi campeão em 2014 e 2021 e busca seu terceiro título. Também foi vice em 2016 e disputa agora a sua quarta final.
As finais vão ser disputadas nos dias 3 e 10 de novembro. A ordem dos mandos de campo será definida através de um sorteio pela CBF na próxima quinta-feira.
Fonte: Ogol
Comentários