Vinícius Júnior vive o melhor início de temporada de sua carreira e, mais uma vez, mostrou seu potencial decisivo na Liga dos Campeões. Em partida contra o Borussia Dortmund, realizada nesta terça-feira (23), o atacante brasileiro foi o destaque, marcando três gols na vitória de virada do Real Madrid, por 5 a 2.
O hat-trick alcançado por Vini foi o terceiro de sua carreira e o primeiro na principal competição de clubes da Europa. A primeira vez que Vini balançou a rede três vezes em um jogo foi em partida da Liga Espanhola, contra o Levante, em 2022. Em janeiro deste ano, o jogador fez um hat-trick na final da Supercopa da Espanha, contra o Barcelona.
Com os três gols, Vinícius Júnior se junta ao grupo de brasileiros que já fizeram hat-tricks na principal competição europeia. Desde 1958,18 brasileiros alcançaram esse feito.
Além de Vini, nomes lendários como Evaristo de Macedo, Romário, Rivaldo, Ronaldo, Ronaldinho e Kaká estão na lista. Outros brasileiros como Juary, Jadson, Grafite, Coutinho, Lucas Moura, Rodrygo e Evanilson também alcançaram os três gols em uma única partida da Champions.
Entre os recordistas de hat-tricks estão Neymar e Luiz Adriano, que detêm o maior número de jogos com três gols pela competição, com três hat-tricks cada. Adriano e Gabriel Jesus anotaram dois hat-tricks cada.
Com os gols marcados contra o Borussia Dortmund, Vinícius Júnior alcançou a marca de 24 gols na Liga dos Campeões, entrando no top cinco de artilheiros brasileiros na história da Liga dos Campeões. Vini está empatado com Gabriel Jesus, Élber e José Altafini.
O maior goleador brasileiro em Champions ainda está em atividade, mas não joga mais a competição. Neymar lidera o ranking, com 43 gols, seguido por Kaká (30 gols), Rivaldo (27) e Mário Jardel (25).
Entre os principais goleadores, José Altafini era quem precisava de menor tempo em campo para marcar: um gol a cada 85 minutos em campo. Vini tem uma média de um gol a cada 184 minutos jogados.
Não é só entre os brasileiros que Vini Jr. se destaca. Agora, com 24 gols pelo Real Madrid na Liga dos Campeões, Vinícius é o sétimo maior artilheiro do clube na competição.
Aos 24 anos, Vini tem a oportunidade de superar lendas como Paco Gento, com 31 gols, e Ferenc Puskás, com 34 gols, e entrar no top cinco de goleadores do Real na Champions. O feito é difícil para a temporada 2024/25, mas torna-se provável se o atacante permanecer mais tempo no clube.
Com números impressionantes e desempenhos decisivos, Vinícius Júnior é um dos favoritos para a Bola de Ouro deste ano, que será entregue na próxima segunda-feira (28). Seu treinador, Carlo Ancelotti, disse após o jogo que não tem dúvidas de que Vini vai ganhar o prêmio, não só neste ano, mas também no próximo.
“Vai ganhar o Vinícius, não por aquilo que fez esta noite, mas por aquilo que fez no ano passado. Estes três gols já vão para a Bola de Ouro do ano que vem”, afirmou o técnico italiano.
Fonte: Ogol
Comentários