Leo Fernández chegou ao Peñarol no início desse ano e já se tornou um dos jogadores de maior destaque na América do Sul. Após uma temporada sem brilho pelo Fluminense, hoje, Leo é o principal jogador da campanha surpreendente do time uruguaio, adversário do Botafogo na semifinal da Libertadores.
O uruguaio, de 25 anos, é o líder de assistências da Libertadores de 2024 e o jogador com mais destaque dos Carboneros na competição. Dono de um pé esquerdo potente e passes precisos, Leo foi peça fundamental do Peñarol na caminhada rumo à semifinal, fase não alcançada desde o vice-campeonato de 2011, para o Santos de Neymar e Paulo Henrique Ganso.
O Botafogo, adversário do Peñarol nessa quarta-feira, tem motivos de sobra para se preocupar com o camisa 8 dos Carboneros. Leo Fernández é o artilheiro do campeonato uruguaio, com 12 gols marcados, e também soma 10 assistências na competição. Mas não é apenas na liga nacional que ele se destaca.
Leo soma 39 jogos na temporada, tendo participado de 33 gols até o momento (18 gols e 15 assistências). Além de ser o jogador com mais passes para gol na Libertadores, o ex-jogador de Fluminense já marcou três vezes na competição. No total, as oito participações em gol do uruguaio dão a ele o segundo lugar da estatística, atrás de Júnior Santos (10), do Botafogo.
Leo Fernández tem como grande trunfo os chutes de longa distância, sejam cobranças de falta ou não. Contra o Boston River, Leo marcou um verdadeiro golaço de fora da área no último jogo do Peñarol antes da partida dessa quarta-feira. A potência da perna esquerda do camisa 8 pode ser um perigo para o time de Artur Jorge e uma esperança para os uruguaios.
Basta pesquisar nas redes sociais “Leo Fernández golazo” para ver alguns gols do meia que vem encantando no futebol uruguaio e os comentários eufóricos dos torcedores. Além disso, o meio-campista do Peñarol conta com uma estatística ao seu favor: O time nunca perdeu em jogos que o Leo Fernández marcou.
Leo Fernández chegou ao Fluminense em julho de 2023 com a expectativa de brigar pela titularidade com Paulo Henrique Ganso e fortalecer o elenco de Fernando Diniz. A expectativa da torcida tricolor era alta devido ao bons números do jogador pelo Toluca e aos golaços que circulavam nas redes sociais.
Porém, a expectativa virou decepção rapidamente. Leo não conseguiu agradar Fernando Diniz em campo e foi perdendo minutos ao longo do semestre, chegando a ser cortado da lista do Mundial de Clubes em dezembro.
Leo Fernández não teve bom encaixe no sistema de Diniz. A dificuldade de recomposição e a falta de intensidade do jogador foram os principais fatores para Leo não emplacar uma sequência no Tricolor. Ficou claro que fisicamente o jogador não conseguia acompanhar jogos mais intensos, tendo feito apenas um jogo na Libertadores. Curiosamente, foi ele quem ajeitou de cabeça para o gol de Samuel Xavier nas oitavas de final contra o Argentino Juniors, na Argentina.
O jogador conviveu com lampejos de seu bom futebol durante a passagem pelo tricolor, como no Fla-Flu da sua estreia e no golaço de falta que marcou contra o Cruzeiro, o único que fez pelo Fluminense.
No inicio do ano, Leo rescindiu com o Tricolor das Laranjeiras seis meses antes do final do contrato de empréstimo, possibilitando sua ida, também por empréstimo, para o Peñarol. A opção de compra de aproximadamente 40 milhões de reais dificilmente seria ativada: o investimento, alto, simplesmente não parecia valer a pena para um jogador com dificuldades em se adaptar ao futebol brasileiro.
A equipe de Diego Aguirre passou em segundo lugar no Grupo G. Mesmo tendo feitos dois duelos equilibrados contra o Atlético Mineiro, vencendo por 2 a 0 em casa e perdendo por 3 a 2 em Minas Gerais, e goleado o Caracas por 5 a 0, a derrota na primeira rodada para o Rosário Central atrapalhou os uruguaios na tabela. No sorteio, o Peñarol enfrentou a temida altitude boliviana contra The Strongest nas oitavas de final.
Os uruguaios contaram com show de Leo Fernández no primeiro jogo em casa para encaminhar a classificação: 4 a 0 com um gols e duas assistências do camisa 8. Nem a derrota na volta por 1 a 0 desanimou os Carboneros para o confronto contra o Flamengo na eliminatória seguinte.
De forma surpreendente, os uruguaios venceram o Rubro-negro por 1 a 0 no Maracanã e levaram a vantagem para o jogo em casa, onde seguraram o empate sem gols para avançar de fase e eliminar um dos favoritos ao título. O favorito da vez é o Botafogo, mas o Peñarol sonha alto, com Leo como grande destaque.
Fonte: Ogol
Comentários