Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2026
Menu
ESPORTES

Rodri melhor do mundo (?!)

28/10/2024 às 18:22
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Rodri foi eleito o melhor jogador do mundo e ganhou a tradicional Bola de Ouro. O jogador mais recuado no campo a ganhar o prêmio desde Fabio Cannavaro, zagueiro campeão do mundo com a Itália em 2006. Rodri superou o brilhou de Vinícius Júnior, a eficiência de Jude Bellingham em determinados momentos da temporada e os gols do colega de time Erling Haaland. 

Quem é o melhor jogador do mundo? Essa pergunta sempre foi subjetiva. É impossível torná-la objetiva. Cada um tem sua preferência: você, eu e o jornalista da France Football. O futebol é apreciado de diversas formas. Por isso, é apaixonante. É possível criar narrativas para defender Vinícius, o favorito ao prêmio, e Rodri, que de fato levantou o troféu. Mas lamentar que a temporada fenomenal de Vini, que carregou o Real nas costas na Champions, não tenha resultado no prêmio não significa invalidar a conquista de Rodri. 

Não podemos apenas olhar números. E principalmente: não apenas olhar números ofensivos. Claro que Vinícius, Bellingham e Haaland marcaram mais gols que Rodri. Para seus clubes, em muitos momentos, tiveram, também, e pelo menos, a mesma influência. Mas no balanço geral, o futebol de seleções ainda tem um peso importante. 

Se olharmos para a temporada passada, Rodri provavelmente foi tão decisivo para o Manchester City campeão da Premier League, quanto para a Espanha, campeã da Europa. Ele foi o pêndulo de dois times que marcaram a temporada. Significou para Pep Guardiola e Luís de la Fuente um jogador insubstituível. Inigualável para a execução do modelo de jogo dos dois treinadores. 

Para clube e seleção, o papel de Rodri na primeira fase de construção é decisivo para o jogo fluir. Rodri é a peça que une o quebra-cabeças do jogo posicional de City e Espanha. Faz a bola chegar com qualidade na frente, criando superioridade no meio, e depois aparece para criar linhas de passe no último terço. Quando preciso, pode ser arma em finalizações de fora ou da entrada da área. 

Na temporada passada, o Manchester City não perdeu nenhum jogo com Rodri em campo na Premier League. O espanhol foi o único titular a não perder. Com ele em campo, o time venceu 79% dos jogos no Inglês, e sem ele, perdeu 75% das partidas. Rodri passou quase um ano e meio invicto pelo City: de 05 de fevereiro de 2023 a 25 de maio de 2024. Com ele de titular, a Fúria foi campeã invicta da Euro. 

Rodri talvez não seja o melhor do mundo que você esperava. Não é, na verdade, o que eu esperava. Mas a temporada que fez o coloca entre os grandes. E nos faz refletir que futebol pode, sim, ir muito além de gols e dribles. 

Fonte: Ogol

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias