Adolescente de 13 anos é o responsável por filiar o presidente Lula ao PL em MS, diz Polícia Federal
Operação Infiliatio investiga inserção fraudulenta no sistema do TSE sem hackeamento
Um adolescente de 13 anos foi identificado pela Polícia Federal (PF) como o responsável pela falsa inserção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Partido Liberal (PL), mesmo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. A revelação foi feita após diligências em Fátima do Sul (MS), na quarta-feira (30).
A ação, parte da Operação Infiliatio, constatou que o jovem inseriu os dados no Sistema de Filiação Partidária (FILIA) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), causando a filiação equivocada de Lula ao PL em julho de 2023. A PF esclareceu que não houve hackeamento do sistema da Justiça Eleitoral, e que a filiação foi feita a partir de um pedido externo, configurando os crimes de invasão de dispositivo informático, falsidade ideológica e falsa identidade.
Além do adolescente, a PF investiga também a possível responsabilidade de um funcionário do PL, que teria o dever de aprovar os pedidos de filiação no sistema.
André Vilela
Formado em Comunicação Social, atua no jornalismo digital com foco na agilidade e precisão da informação. Cobre o cotidiano das cidades sul-mato-grossenses, trazendo os fatos assim que eles acontecem. Apaixonado por tecnologia e novas mídias.
Ver mais matérias
Comentários