Estado atinge baixas taxas de desemprego e oferece qualificação profissional para atender setores em expansão
Mato Grosso do Sul vive um dos melhores momentos de sua história econômica, com um ambiente de negócios em expansão e investimentos significativos em infraestrutura e logística. O Estado apresenta uma das menores taxas de desocupação do país, com 3,3%, enquanto a média nacional é de 7%. Segundo a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), atualmente existem cerca de 5.400 vagas de emprego em mais de 500 áreas de atuação.
Para acompanhar o ritmo de crescimento, empresas locais e o Governo do Estado oferecem qualificação gratuita em setores variados. Entre as áreas que mais crescem estão a de celulose, com investimentos de R$ 75 bilhões, e a bioenergia, que deve investir cerca de R$ 6 bilhões nos próximos anos.
O secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, Esaú Rodrigues de Aguiar Neto, destaca que o momento é de atratividade para profissionais que buscam oportunidades, e o governo se esforça em oferecer capacitação para atender essa demanda crescente. “Estamos sensibilizados em capacitar e suprir a lacuna que as empresas identificam, oferecendo qualificação até em áreas novas para acompanhar o desenvolvimento econômico do Estado,” afirma o secretário.
Entre os programas de qualificação, o “Voucher Transporte” permite que motoristas aumentem sua qualificação, trocando a categoria de habilitação, enquanto o “Voucher Desenvolvedor” oferece formação em Tecnologia da Informação, apoiado pelo Senac. Atualmente, 13 turmas, com um total de 288 alunos, estão em formação, e 80 novos alunos iniciaram cursos em Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas em setembro deste ano.
Gilaine Aparecida Silva de Oliveira, colaboradora da Eldorado Celulose, destaca a importância de seu emprego formal. “A Eldorado me proporcionou condições para cuidar dos meus filhos e para dar um futuro melhor para eles,” conta Gilaine, mãe solo e auxiliar de serviços gerais.
O advogado Wander Medeiros da Costa ressalta os benefícios do emprego formal, como FGTS, 13º salário e seguridade social. Ele também explica que o trabalhador pode optar pelo MEI (Microempreendedor Individual), garantindo direitos de aposentadoria e estabilidade.
Outro colaborador da Eldorado, Jehiel Barbosa Sandoval Júnior, reforça o potencial de crescimento profissional. Ele chegou a Três Lagoas há 12 anos e passou de vigilante terceirizado a analista de segurança patrimonial, integrando o quadro efetivo da empresa em 2014.
Com políticas públicas voltadas para segurança alimentar, transição energética e inclusão social, o Governo de Mato Grosso do Sul investe no desenvolvimento de setores como celulose, citricultura e mineração, consolidando o Estado como referência em crescimento e geração de oportunidades.
Comentários