Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026
Menu
DOURADOS

Festop reúne mais de 30 mil pessoas em três dias em Dourados

31/10/2024 às 12:15
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Festop reúne mais de 30 mil pessoas em três dias em Dourados

Um público estimado em 30 mil pessoas compareceu no II Festop – Festival de Todos o Povos, realizado na Praça Antônio João, nos dias 25, 26 e 27, no município de Dourados – Mato Grosso do Sul. O evento que contou com diversos shows musicais, artesanato, lançamento de livros e declamação de poesia, dança, gastronomia, empreendedorismo criativo, já faz parte do calendário cultural da cidade e nessa segunda edição superou todas as expectativas dos organizadores.
 
O Festop II foi realizado pelo Bailinho do Dagata Produção Cultural e Economia Criativa, e contou com apoio do Governo do Estado, através da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul e Setesc, Prefeitura Municipal de Dourados, Câmara Municipal de Dourados, Sesc/MS, Sebrae/MS, Aced, Sicredi, Unigran, Glassbox, Grupo Valota, Portobello, UFGD, UEMS, Associação Cultural Casulo, deputada federal Camila Jara e deputada estadual Gleice Jane.
 
De acordo com o organizador do evento, Fernando Castro Além, o “Dagata”, mesmo com algumas dificuldades que normalmente surgem, o resultado foi extremamente positivo, superando o público do ano anterior. “O que podemos sentir é que a população de Dourados e também das cidades próximas adotaram o Festop.  Muita gente também da Capital veio para o evento, algo que não tinha ocorrido na primeira edição. Mas o mais importante é que correu tudo bem e temos que agradecer todos nossos os colaboradores e o público em geral”, comentou.
 
Movimento no comércio
 
O II Festop movimentou nos três dias de vento a economia da cidade e gerou lucro principalmente para os pequenos empreendedores que puderam participar ativamente do evento comercializando seus produtos. Direta e indiretamente o festival conseguiu aproximadamente mais de 800 empregos diretos e indiretos, marca essa superada em relação a outros eventos que ocorrem na cidade e são considerados tradicionais. Segundo Dagata, a intenção do festival é  ocupar uma lacuna na agenda cultural não somente de Dourados, mas em todo o Mato Grosso do Sul, movimentando assim a economia local.
 
Pequenos empreendedores/artesanato

 
Para os pequenos empreendedores que participaram nesses três dias, o Festop chegou na hora certa e que mostrou a sua intenção de movimentar e ajudar também o comércio da cidade. “Esses eventos são muito importantes para que possamos divulgar mais os nossos trabalhos, além das redes sociais que nós divulgamos, mas é interessante o pessoal conhecer pessoalmente. Nós participamos o ano passado do Festop e estamos novamente esse ano”, disse a empreendedora Carla Cerutti, da Arco-Íris das Artes.
 
Já Cristiane Rode veio de Bela Vista expor seus trabalhos e afirmou que estava extremamente contente com o Festop. “Eu trabalho com papelaria personalizada há 5 anos, São agendas, bloquinhos e coisas assim, Mas faço conforme o cliente pede. Tenho minha lojinha pela internet, mas no entanto é muito gratificante vender os produtos aqui nesse festival, pois estamos juntos com as pessoas e podemos saber em detalhes como ela deseja. Realmente esse evento em Dourados é de fundamental importância para todos os pequenos empreendedores”.
 
Gastronomia

 
O Festival de Todos os Povos também teve espaço para a gastronomia, onde aquele que esteve na Praça Antônio João pode desfrutar de ótimos pratos, desde o japonês como também até a culinária nordestina. Além disso, havia opções de salgados variados, pastéis fritos na hora, sanduíches, entre outros.  Almeida, acadêmico, afirmou que o evento estava bem organizado e que Dourados necessita muito desses movimentos culturais.
 
“Estive aqui o ano passado e esse ano está bem melhor e mais organizado. Não houve grandes filas porque aumentou o número de atendentes e isso é sinal de organização. Adorei também as atrações musicais tanto na Tenda da Literatura que teve poesia e música, como também no palco principal. Amei essa integração cultural quando da apresentação do grupo de Asunción. Isso é nossa cultura latino-americana e que deve ser preservada e transmitida para todos. Estão de parabéns todos os envolvidos”.

Fonte: Dourados News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias