Predestinado. Talvez nenhum outro adjetivo defina melhor Gabriel Barbosa do que este. Na tarde de domingo, o atacante deu vantagem ao Flamengo sobre o Atlético Mineiro no jogo de ida da final da Copa do Brasil e mostrou, mais uma vez, estrela. Mesmo em momento de baixa…
Gabigol vive a temporada com menor minutagem (1299 minutos em campo) e menor número de gols (7) desde que chegou na Gávea. Passou por tudo e mais um pouco este ano: da suspensão por doping à falta de prestígio com Tite, passando por uma série de problemas físicos e de disciplina.
O ídolo, líder, capitão e camisa 10 perdeu, aos poucos, quase tudo. Quando apareceu com a camisa do Corinthians em uma foto vazada, deixou de ter ao seu lado, mesmo que por um breve período de tempo, a única força que sempre esteve com ele: a Nação. Parecia condenado a um final melancólico com a camisa do Flamengo, com contrato perto do fim e sem a intenção da diretoria de renová-lo.
A chegada do ex-companheiro Filipe Luís trouxe sobrevida a Gabigol. Se com Tite, o atacante havia feito apenas três jogos como titular o ano inteiro, com Filipe Luís Gabi atuou seis vezes desde o início. Em um mês com Filipe, Gabigol jogou 33% dos minutos que somou em campo em 2024.
Em média de gols por minuto, soma um gol a cada 217 minutos em campo com Tite e um a cada 142 minutos em campo sob o comando de Filipe Luís. Contra o Galo, Gabigol voltou a marcar dois gols depois de quase dois anos (a última vez havia sido em fevereiro de 2023, contra o Volta Redonda). E voltou a marcar em uma decisão, algo que parece rotina para ele na Gávea…
O primeiro ano de Gabigol na Gávea foi o mais mágico de todos. Apesar de ter passado em branco na decisão do Carioca contra o Vasco, uma rara final em que não marcou gols, Gabriel Barbosa marcou os dois gols do título do Flamengo na decisão da Libertadores, contra o River Plate, em virada inesquecível em Lima.
Em 2020, Gabigol, mais uma vez, não marcou gols na final do Carioca, dessa vez contra o Fluminense, mas marcou contra Independiente del Valle e Athletico nas conquistas da Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil.
Todo ano com final do Fla, desde que Gabigol chegou na Gávea, teve gol do atacante. Em 2021, Gabi marcou no título contra o Palmeiras na Supercopa do Brasil, e também na decisão perdida da Libertadores para o Alviverde. Além de ter comandado, com um gol na ida e dois na volta, o título do Carioca sobre o Fluminense.
Mesmo longe do ápice, o atacante seguiu decisivo e marcou o gol do título da Libertadores do ano seguinte, 2022, contra o Athletico. O único torneio que não havia marcado em decisão, até então, era na Copa do Brasil…
Gabigol passou em branco nos quatro jogos decisivos, contra Corinthians, em 2022, e São Paulo, 2023. Até quebrar o jejum neste domingo contra o Galo.
No total, em 25 jogos de final com a camisa do Flamengo, Gabriel Barbosa marcou 17 gols. Passou em branco em 13 partidas, e marcou em 12. Na Gávea, já conquistou quatro vezes o Carioca, duas a Supercopa do Brasil, duas o Brasileirão, uma a Copa do Brasil, duas a Libertadores e uma a Recopa. Pode deixar o clube como um dos mais vitoriosos da história, e nos holofotes, de novo. Ou, quem sabe, continuar escrevendo a história de um predestinado…
2x – Atlético – Final Copa do Brasil 2024
2x – Atlético – Final Supercopa do Brasil 2023
1x – Athletico – Final Libertadores 2022
1x – Fluminense – Final Carioca 2022
1x – Atlético Mineiro – Final Supercopa 2022
1x – Palmeiras – Final Libertadores 2021
1x – Fluminense – Final Carioca 2021
2x – Fluminense – Final Carioca 2021
1x – Palmeiras – Final Supercopa do Brasil 2021
2x – Athletico – Final Supercopa do Brasil
1x – Independiente – Final Recopa Sul-Americana 2020
2x – River Plate – Final Libertadores 2019
Vasco – Final do Carioca 2019 – 2 jogos
Liverpool – Final do Mundial 2019
Fluminense – Final do Carioca 2020 – 2 jogos
Fluminense – Final do Carioca 2022 – 1 jogo
Corinthians – Final da Copa do Brasil 2022 – 2 jogos
São Paulo – Final da Copa do Brasil 2023 – 2 jogos
Independiente del Valle – Final Recopa 2023 – 2 jogos
Fluminense – Final do Carioca 2023 – 1 jogo
Fonte: Ogol
Comentários