A Série B ficou muito perto de ter o primeiro clube a confirmar o acesso para a primeira divisão no último final de semana. Faltando três rodadas para o fim, o Santos só não conquistou o feito antecipado por causa do Ceará, que superou o Avaí e segue na árdua luta como o último concorrente aos quatro times que estão no G4 no momento. Além do Peixe, a zona de acesso também conta com Novorizontino, Sport e Mirassol.
No momento, o Santos lidera a Série B com 65 pontos conquistados (geralmente suficiente para confirmar o acesso), seguido de Novorizontino (63), Sport e Mirassol, que ainda jogam na rodada e têm 59 pontos. Já o Ceará soma 57 pontos, na quinta posição. Goiás (54), Vila Nova (52) e América Mineiro (52) são concorrentes distantes, apesar de vivos matematicamente.
A atual configuração do G4 conta com as equipes que mais tempo passaram entre os melhores da Série B. Conforme levantamento de oGol, Santos (30 rodadas), Sport (22), Mirassol (18) e Novorizontino (17) são as equipes que mais ficaram no G4 durante a temporada. Outras equipes como Goiás, Vila Nova, América Mineiro e Operário também frequentaram a zona de acesso com frequência, mas derreteram durante o ano.
Na 18ª rodada, o G4 foi pela primeira vez formado por Santos, Novorizontino, Sport e Mirassol. Na ocasião, até mesmo a posição das equipes foi a mesma de agora. Essa configuração da zona de acesso esteve ao todo, oficialmente, presente em 13 rodadas. As mesmas equipes estão no G4 de maneira consecutiva desde a 26ª rodada.
Por outro lado, o Ceará, que aparece como a única equipe em bom momento e com distância suficiente para ainda pressionar os quatro primeiros colocados, só esteve no G4 uma vez, na longínqua oitava rodada.
O Ceará está em alta, empurrado por sua torcida que apresenta a maior média de público da Série B. Com a vitória sobre o Avaí, o Vozão chegou à marca de sete triunfos seguidos como mandante. Essa conexão com a torcida foi apontada como um fator importante para a arrancada pelo técnico Léo Condé.
“É um número expressivo, principalmente se você levar em consideração o equilíbrio que é o futebol brasileiro em qualquer divisão, então conseguir sete vitórias seguidas em casa é motivo de orgulho. Conseguimos criar uma sinergia muito boa entre o time e a torcida e a gente sabe que tem particularidades no jogo, mas a torcida sempre está ali junto, mesmo nos momentos de adversidade”, falou em entrevista coletiva.
O Ceará ainda seca o Sport, que nesta segunda visita o Operário, e o Mirassol, que na terça recebe o Coritiba, para não ver o G4 se distanciar. Nas últimas rodadas, o Vozão visita o Botafogo, recebe o América Mineiro e termina a Série B fora de casa contra o Guarani (rebaixado). Ainda vislumbra o confronto direto entre Santos e Sport na última rodada como importante. Os “donos” do G4 seguem firme pelo propósito, mas quem vacilar pode perder vaga para o Alvinegro Cearense.
Fonte: Ogol
Comentários