Sábado, 14 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Governo do Estado apresenta desempenho econômico de MS ao mercado financeiro e investidores

04/11/2024 às 15:32
3 min de leitura
Publicidade 930x100

Governador Eduardo Riedel destaca avanços no setor agrícola e compromisso com o desenvolvimento sustentável no AgroForum 2024

“O Mato Grosso do Sul está inserido numa agenda global, comprometido com a segurança alimentar e contribuindo com a transição energética do País”, afirmou o governador Eduardo Riedel, em participação on-line no AgroForum 2024, evento promovido pelo BTG Pactual para debater o futuro do agronegócio. No painel “O Papel dos Estados no Futuro do Agronegócio”, Riedel apresentou os avanços significativos do Estado, que passou de 1,8 milhão para 4,6 milhões de hectares de área agrícola nos últimos 15 anos.

O governador destacou a diversificação da produção, que cresceu com responsabilidade ambiental. “Recuperamos áreas de pastagens, mantendo a pecuária e ampliando a criação de suínos e aves, sem avançar em áreas de Cerrado aberto”, explicou. Riedel ressaltou ainda a chegada de grandes cooperativas e empresas de bioenergia, que impulsionaram a agroindustrialização e ajudaram a reduzir a pobreza extrema no Estado.

Inovações como o uso de biometano e a expansão para novas culturas, como a citricultura e florestas plantadas, foram destacadas como marcos na competitividade e sustentabilidade de Mato Grosso do Sul. “Com essa estrutura, criamos um ambiente favorável aos negócios e estamos comprometidos em alcançar a neutralidade de carbono até 2030”, pontuou o governador.

Ao abordar o impacto das mudanças climáticas, Riedel mencionou os esforços estaduais para enfrentar queimadas e proteger o bioma Pantanal, que preserva 84% de sua área. Ele destacou ainda as ações de sustentabilidade na agricultura, como o plantio direto, que absorve carbono e permite até três colheitas anuais.

Encerrando sua fala, Riedel destacou os investimentos em parcerias público-privadas, como os leilões de trechos rodoviários previstos para dezembro em São Paulo, e as expectativas com a concessão da malha ferroviária oeste. Ele também celebrou a futura Rota Bioceânica, prevista para 2026, que conectará Mato Grosso do Sul aos portos do Chile, facilitando o acesso ao mercado asiático e reduzindo o tempo de transporte marítimo em até 14 dias.

Comentários

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias
Publicidade 470x60