Projeto “Educação para o Trânsito é assunto de Criança” conquista 1º lugar na Categoria X e incentiva práticas seguras entre alunos
A Escola Municipal Professora Avani Cargnelutti Fehlauer, localizada em Dourados, foi a grande vencedora na Categoria X do Prêmio Senatran 2024 com o projeto “Educação para o Trânsito é assunto de Criança”. A conquista ocorreu no Grupo IV, que premia projetos voltados à educação para o trânsito desenvolvidos por instituições de Educação Básica em parceria com organizações como OSCIPs, ONGs, concessionárias e órgãos do Sistema Nacional de Trânsito.
O projeto, que envolveu 120 alunos de 9 a 14 anos, contou com a colaboração da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e teve como objetivo conscientizar os estudantes sobre a segurança no trânsito. Durante dez meses, a iniciativa promoveu atividades interativas e lúdicas, como rodas de conversa, pesquisas sobre infrações, construção de sinalizações com materiais recicláveis e a criação de uma minicidade onde os alunos vivenciaram práticas de organização e sinalização no trânsito.
Baseado na BNCC, o projeto destacou o protagonismo dos alunos em seu aprendizado. “Os resultados foram notáveis, com mudanças de comportamento nas crianças e nas famílias. Pais relataram que os alunos passaram a exigir práticas mais seguras durante os trajetos”, afirmou a professora Rosângela, responsável pelo projeto na Escola Municipal Professora Avani.
Mariana Souza Neto, diretora-presidente da Agetran, parabenizou a professora e ressaltou a importância de ações educativas como esta para promover um trânsito mais seguro. “A Agetran e a Escola Pública de Trânsito Prefeito José Elias Moreira se sentem honradas em apoiar o projeto e trabalhar pela conscientização de todos”, afirmou.
Sobre o Prêmio Senatran
O Prêmio Senatran, promovido pelo Ministério dos Transportes através da Secretaria Nacional de Trânsito, visa fomentar iniciativas e projetos que contribuam para a segurança viária, incentivando organizações a se engajarem no PNATRANS e na redução dos acidentes de trânsito.
Comentários