O mais novo nome na pauta no Cruzeiro para 2025 é o do lateral esquerdo Wendell, que defende o Porto. Com experiência na seleção brasileira e trajetória digna no futebol alemão, quando defendeu o Bayer Leverkusen, o defensor hoje é preterido no clube português e pode deixar o futebol europeu.
Aos 31 anos, o lateral perdeu espaço na atual temporada. Wendell tinha disputado apenas dois jogos de 12 possíveis em 2024 e, no embate contra o Sintrense pela Taça Portugal, o brasileiro lesionou o tornozelo e viu Francisco Moura tomar conta da posição. Ainda fora por contusão, o defensor pode deixar o Porto em breve, já que tem contrato que se encerra na metade de 2025.
Antes de chegar em Portugal, Wendell marcou época na Alemanha. O lateral esquerdo defendeu o Bayer Leverkusen por sete temporadas, entrou em campo em 250 oportunidades e é o quarto estrangeiro que mais defendeu a equipe. Na temporada 2021/22, deixou o clube para jogar no Porto, que pagou pouco mais de quatro milhões de euros em sua contratação. Mas não foi do dia para a noite que o brasileiro assumiu a titularidade no Estádio do Dragão.
Disputando posição com o nigeriano Sanusi, Wendell entrou em campo 28 vezes na primeira temporada, sendo 13 como titular. O brasileiro chegou a conviver com uma lesão ao fim do ano, que o tirou de seis jogos. Além disso, o defensor ainda ficou marcado pela expulsão na derrota por 3 a 1 para o Atlético de Madrid, que sacramentou a eliminação portista ainda na fase de grupos da Champions League.
Na temporada seguinte, Sérgio Conceição deu mais confiança ao brasileiro. Wendell não começou a temporada como o principal lateral esquerdo, mas pouco demorou a assumir a titularidade. O camisa 18 do Porto entrou em campo 44 vezes, sendo titular em 37, e foi um dos pilares defensivos da equipe, que venceu a Taça de Portugal e ficou com o vice-campeonato do Campeonato Português.
Em 2023/24, Wendell foi ainda mais importante. Nem mesmo a lesão do fim de outubro, que o tirou de 12 partidas, fez com que o lateral perdesse a posição. O brasileiro vestiu a camisa dos Dragões em 36 oportunidades (32 como titular), marcou quatro gols, deu três assistências e foi importante na temporada, que culminou em mais um título da Taça de Portugal. Foi pelo destaque nessa temporada, inclusive, que Wendell cavou uma vaga na seleção brasileira.
Na Canarinho, Wendell disputou seis partidas, todas no ano de 2024, enquanto vestia a camisa do Porto. Sob o comando de Dorival Júnior na equipe nacional, disputou Eliminatórias, Copa América e alguns amistosos. Disputou a vaga com Guilherme Arana na lateral esquerda pela Copa América e foi titular em duas partidas, enquanto o jogador do Galo jogou as outras duas.
Com a saída de Sérgio Conceição e a troca por Vítor Bruno, as coisas mudaram no Porto. Com a chegada de Francisco Moura para fazer frente, além da constante renovação no elenco, Wendell perdeu espaço na equipe. A lesão no tornozelo o tirou dos gramados por mais de 20 dias e acabou por afastar ainda mais o brasileiro da concorrência pela titularidade.
Outro ponto que joga contra é que Wendell tem contrato em Portugal apenas até a metade de 2025. Um acordo para a saída em dezembro depende do Porto e da outra parte interessada, neste caso o Cruzeiro. O lateral de 31 anos, inclusive, gostou das informações que ouviu sobre a Raposa, o que pode facilitar as negociações para jogar no Cabuloso.
O patamar do Cruzeiro mudou ao meio da temporada de 2024. Com a aquisição do clube pelo dono dos Supermercados BH, Pedro Lourenço, o Cabuloso passou por um investimento massivo. As chegadas de Matheus Henrique, Wallace, Lautaro Díaz e Kaio Jorge, por exemplo, aumentaram o nível da equipe e, juntas, ultrapassaram os 25 milhões de euros.
Para a nova temporada, o investimento promete ser ainda maior. Buscando montar um time para lutar na parte de cima da tabela do Brasileirão, a Raposa já sonda nomes de peso no mercado. Vide a iminente chegada de Gabriel Barbosa, que pode ter o maior salário do futebol brasileiro. Outros nomes especulados, como Wendell e Arias, podem se juntar ao grupo.
No caso de Wendell, o foco é trazer mais estabilidade para a lateral esquerda e ter alguém para fazer sombra ao titular absoluto de Diniz. O dono da posição intocável com o atual treinador é Marlon, que fez boa temporada em 2023 e foi considerado um dos pilares do clube na volta à Série A depois de três temporadas, mas caiu de rendimento em 2024.
Marlon ficou sete meses sem participar diretamente de gols pela Raposa e viu, também, o lado direito de William e Matheus Pereira serem mais acionado nas jogadas ofensivas. O defensor de 27 anos teve o contrato renovado, mas pode ter a titularidade em cheque com a chegada do jogador do Porto.
As contratações do Cruzeiro, no entanto, não devem parar por aqui. Na sétima colocação do Brasileirão e com a possibilidade de jogar a Libertadores em 2025, a Raposa deve abrir os cofres (mais ainda) para reforçar o elenco.
Fonte: Ogol
Comentários