No Rio de Janeiro, evento reúne líderes para discutir governança e metas de sustentabilidade climática
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, participará na próxima sexta-feira (15) de um fórum internacional do G20, que ocorre no Rio de Janeiro, representando os governadores estaduais do Brasil em um evento voltado às mudanças climáticas e governança sustentável. Escolhido por importantes entidades como a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e o Fórum Nacional de Governadores, Riedel discursará no painel “Compromisso com a Ação: a Abordagem Brasileira para uma Governança Climática Multinível”.
No fórum, Riedel apresentará as iniciativas de Mato Grosso do Sul em desenvolvimento sustentável, incluindo a meta de tornar o estado carbono neutro até 2030 e a recente aprovação da 1ª Lei do Pantanal. Além disso, projetos como o pagamento por serviços ambientais e a criação do Fundo Clima, que visa atrair recursos internacionais, serão detalhados como esforços para a preservação ambiental.
O programa “Roadmap Estado Carbono Neutro”, lançado em 2024, também será destaque. Esse projeto avalia e estrutura políticas climáticas em nível municipal, com dois terços dos municípios já mapeados. O resultado será apresentado no II Fórum Estadual de Mudanças Climáticas em novembro, com a meta de alcançar todos os municípios até março de 2025.
A participação de Riedel marca o início do U20, evento que abre as discussões climáticas e urbanas do G20 no Brasil, culminando na Cúpula de Líderes do G20, em 18 e 19 de novembro, onde temas como inclusão social e transição energética estarão em pauta.
Comentários