Com previsão de entrega em maio, obras incluem nova fachada, modernização de áreas e acessibilidade
A reforma e ampliação da Casa Paraguaia de Dourados já alcançou 50% de execução, com as obras focadas na colocação de pré-moldados para a nova fachada. Após o fechamento das paredes frontais, o muro será derrubado, o que está previsto para janeiro de 2025. A revitalização está sendo financiada por R$ 1,8 milhão do Governo do Estado, com recursos articulados pelo deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS) enquanto era secretário estadual de Saúde.
Segundo Celino Ramos Ximenez, presidente da Associação da Colônia Paraguaia, a expectativa é finalizar a obra a tempo para a celebração do Dia do Povo Paraguaio, em 14 de maio. O contrato inicial, com prazo de 12 meses, prevê a entrega até julho de 2025, mas espera-se a conclusão dois meses antes, devido ao cumprimento do cronograma dos repasses estaduais.
Modernização e Melhorias
A reforma visa modernizar a estrutura da Casa Paraguaia, que há mais de 20 anos serve como ponto cultural e social. As melhorias incluem a construção de uma nova fachada e o fechamento do salão de festas, que ganhará um mezanino com área administrativa. As instalações contarão também com cobertura reformada, banheiros acessíveis, nova cozinha, bar e área de churrasqueira, além de paisagismo e estacionamento.
O tesoureiro Sérgio Lemes da Rosa destacou que os trabalhos e os repasses estão sendo realizados conforme o cronograma, garantindo que o projeto esteja a caminho de transformar a sede em um espaço adequado e moderno para eventos culturais e comemorativos da comunidade paraguaia em Dourados.
Comentários