Bolsas da Europa fecham sem direção única à espera de dados econômicos
Os principais índices acionários europeus encerraram a segunda-feira (18) sem direção comum, com os investidores à espera de dados econômicos da região e com as políticas potenciais de Donald Trump no radar, bem como comentários de autoridades do Banco Central Europeu (BCE).
O índice Stoxx 600 fechou em queda de 0,10%, a 502,61 pontos. O DAX, de Frankfurt, recuou 0,11% a 19.189,19 pontos. O FTSE 100, da bolsa de Londres, teve alta de 0,57%, para 8.109,32 pontos, e o CAC 40, de Paris, subiu 0,12%, para 7.278,23 pontos.
Entre os indicadores econômicos, serão divulgados ao longo da semana o índice de gerentes de compras (PMI) dos setores industrial e de serviços da zona do euro, bem como os dados de inflação de outubro da zona do euro e do Reino Unido.
Além disso, vários discursos de diretores do BCE estão na agenda, incluindo o do economista-chefe Philip Lane e da presidente Christine Lagarde. “No entanto, os mercados estão confortáveis em suas expectativas do BCE, e é o Federal Reserve que está gerando mais incerteza”, avalia o UBS em relatório.
O presidente do Bundesbank, o banco central da Alemanha, Joachim Nagel, disse que as tarifas propostas pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos podem prejudicar o comércio internacional e resultar em pressões inflacionárias maiores.
*Com informações do Valor Econômico
Fonte: Inteligência Financeira
Comentários