Ibovespa recua em meio ao aumento de tensões geopolíticas e à espera de ajuste fiscal
O Ibovespa recua no início dos negócios à vista, enquanto agentes aguardam o anúncio do pacote de corte de gastos públicos e diante da escalada das tensões geopolíticas entre Rússia e Ucrânia. Assim, grande parte das ações opera em baixa, incluindo papéis de grande peso no índice, como Vale e Petrobras.
Por volta das 10h30, o índice caía 0,33%, aos 127.853 pontos, com máxima intradiária de 127.778 pontos e mínima de 127.235 pontos. No exterior, o futuro do S&P 500 recuava 0,35% e o Stoxx 600 perdia 1%.
O exército da Ucrânia atacou a Rússia com mísseis americanos de longo alcance durante a madrugada desta terça-feira. Em resposta, o presidente Vladimir Putin autorizou o uso de armas nucleares pelo país. A dinâmica pode diminuir o apetite a risco dos investidores na sessão.
Apesar da alta de 3% do minério de ferro em Dalian, o papel ordinário da Vale cai 0,02%. Em meio à queda do petróleo no mercado internacional, as ações ON e PN da Petrobras recuam 0,63% e 0,52%, nessa ordem, a poucos dias da estatal discutir o plano de negócios para os próximos cinco anos com o mercado em teleconferência na sexta-feira.
Liderando as quedas do pregão estão Embraer ON (-3,27%) e CSN ON (-1,98%).
*Com informações do Valor Econômico
Fonte: Inteligência Financeira
Comentários