Ouro fecha em alta com investidores monitorando risco geopolítico
Os preços do ouro avançaram nesta terça-feira (19), à medida que os investidores avaliam o aumento dos riscos geopolíticos, em especial os relacionados à guerra entre Rússia e Ucrânia.
Nesse contexto, os contratos futuros do metal para dezembro encerraram o dia em alta de 0,63%, negociados a US$ 2,631,00 a onça-troy na divisão Comex da Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex).
A escalada nos temores geopolíticos se dá após o presidente russo, Vladimir Putin, ter assinado uma revisão da doutrina nuclear de seu país, informou a agência de notícias russa TASS. O movimento de Putin ocorre depois que o governo americano aprovou o uso, pela Ucrânia, de mísseis de longo alcance fornecidos pelos EUA e que têm o potencial de atacar alvos dentro da Rússia.
Ao mesmo tempo, prosseguem as incertezas relacionadas à nomeação de cargos no governo de Donald Trump. Assim, os rendimentos dos títulos do Tesouro americano (Treasuries) caem no pregão de hoje, o que também confere impulso aos preços do ouro. Perto do horário de fechamento, o juro do bond de 30 anos do Tesouro americano passava de 4,611% para 4,566%.
“A compra de ouro como ‘moeda porto seguro’ é destaque no início desta semana, já que a geopolítica esquentou, provocando maior aversão ao risco. A cobertura de posições vendidas dos traders em futuros de curto prazo também é destaque nos mercados de ouro e prata nesta semana, após as recentes quedas”, afirma Jim Wyckoff, da Kitco.com.
*Com informações do Valor Econômico
Fonte: Inteligência Financeira
Comentários