Após muito tempo, o Campeonato Brasileiro tem todas as suas equipes com o mesmo número de jogos. Essa equidade acontece depois de Atlético Mineiro, Flamengo e Athletico “pagarem” suas partidas atrasadas durante a Data Fifa, última do ano e que chegou ao fim. Assim, a partir desta quarta-feira, 19, o Brasileirão não terá mais paralisações e as últimas cinco rodadas serão de definições.
A cinco rodadas do fim, poucas coisas estão definidas, basicamente equipes classificadas para a próxima Libertadores – Botafogo, Palmeiras e Fortaleza. Em aberto ainda estão a briga pelo título e a sempre emocionante luta contra o rebaixamento.
Como de costume, as equipes da parte de baixo da tabela reagiram no segundo turno, e a diferença entre o 17º colocado e o nono é de apenas 6 pontos. Atlético Goianiense, com 26 pontos, e Cuiabá, com 29, são as equipes que parecem mais próximas de confirmar a queda para a segunda divisão.
Atualmente, a zona de rebaixamento também inclui Bragantino e Juventude. O Massa Bruta somou apenas 10 pontos em todo o segundo turno, demitiu o treinador e busca uma reação. São nove jogos sem vencer na competição e cinco jogos sem marcar sequer um gol. O time de Caxias do Sul, por sua vez, conseguiu reagir ao vencer o Bahia na última rodada, quebrando uma sequência de sete jogos sem vitória.
Fora da zona de rebaixamento, Criciúma, Fluminense e Athletico têm a mesma pontuação do Juventude, e qualquer deslize pode ser fatal. Pior time do returno, o Furacão respirou ao vencer o Atlético Mineiro no jogo atrasado. O Tricolor Carioca teve uma boa sequência, mas caiu de rendimento, enquanto o Criciúma está em má fase, com quatro jogos sem vencer.
Vitória, com 38 pontos, vinha de três triunfos seguidos até perder para o Corinthians, mas faz um bom returno. Grêmio e Corinthians, mesmo com instabilidade, têm conseguido se manter fora do Z4, mas não estão longe dele. Atlético Mineiro e Vasco aparecem com maior folga.
34ª rodada: Athletico x Atlético-GO, Criciúma x Vitória, Grêmio x Juventude
35ª rodada: Juventude x Cuiabá, Corinthians x Vasco, Fluminense x Criciúma
36ª rodada: Criciúma x Corinthians, Vasco x Atlético-GO, Athletico x Fluminense
37ª rodada: Vitória x Grêmio, Fluminense x Cuiabá, Athletico x Bragantino
38ª rodada: Bragantino x Criciúma, Cuiabá x Vasco, Grêmio x Corinthians
Restando cinco jogos para o fim do Brasileirão, Botafogo, Palmeiras e Fortaleza despontam como os principais postulantes ao título. Flamengo, Internacional e São Paulo têm chances matemáticas, mas não são considerados favoritos nesta disputa.
O Botafogo lidera o Brasileirão com 68 pontos e busca um título que não conquista desde 1995. Também tenta evitar o mesmo roteiro do ano passado, quando caiu de rendimento na reta final após várias rodadas na liderança. Ainda precisa dividir suas atenções com a final da Libertadores, que acontece quatro dias depois do confronto direto com o segundo colocado, Palmeiras. O Glorioso também enfrentará Atlético Mineiro, Vitória, Internacional e São Paulo, com três desses jogos fora de casa.
O duelo da 36ª rodada contra o Botafogo, em casa, é o principal trunfo do Palmeiras na busca pelo tricampeonato seguido (e o nono de sua história). Com 64 pontos, sofreu um revés ao perder o clássico contra o Corinthians, distanciando-se da liderança. Ainda enfrentará Bahia, Atlético Goianiense, Cruzeiro e Fluminense, com três jogos fora de casa.
O Fortaleza, com a melhor campanha de uma equipe nordestina nos pontos corridos, corre por fora dessa disputa e observa enquanto os dois favoritos se enfrentam. Curiosamente, o Tricolor do Pici tem a segunda melhor campanha do returno, com 30 pontos, apenas um a menos que o Internacional e dois a mais que Botafogo e Palmeiras. Com 63 pontos no total, ainda enfrentará Fluminense, Flamengo, Vitória, Atlético Goianiense e Internacional.
Fonte: Ogol
Comentários