Sábado, 14 de Fevereiro de 2026
Menu
CIDADES

Apesar de vários alertas emitidos, chuva só ‘rodeia’ e média pode ficar abaixo no mês

22/11/2024 às 08:23
3 min de leitura
Publicidade 930x100

Registros pluviométricos permanecem baixos, apesar de alertas para chuvas intensas na região

Mesmo com alertas de perigo emitidos pelo Inmet para chuvas intensas em Dourados nesta semana, o volume registrado foi insignificante. Segundo o Guia Clima Embrapa, desde domingo (17 de novembro), o único índice foi de 0,7 mm, na última quinta-feira (21).

O Inmet previa precipitações de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos fortes. No entanto, as expectativas não se concretizaram. Apesar do tempo fechado e trovoadas na quinta-feira, as chuvas foram quase inexistentes.

A cidade, considerada a maior do interior de Mato Grosso do Sul, está há 15 dias sem registrar chuvas superiores a 5 mm. O último volume expressivo foi de 19 mm, no dia 6 de novembro. Até o momento, o acumulado mensal está em 40,4 mm, muito abaixo da média histórica de 151 mm para novembro.

Para esta sexta-feira (22), a previsão indica muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas. A temperatura deve oscilar entre 23°C e 31°C.

A persistência de baixos índices de precipitação pode impactar diretamente a agricultura e o abastecimento hídrico na região, ressaltando a importância do monitoramento contínuo do clima.

Comentários

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias
Publicidade 470x60