Com as mudanças promovidas no calendário nacional em 2025, o Campeonato Gaúcho adaptou sua fórmula de disputa e diminuiu o número de datas. Ao invés do grupo único, adotado nas últimas edições, a competição será dividida em três chaves com quatro equipes cada, enfrentando os rivais dos outros grupos.
Na fase inicial cada equipe disputará oito rodadas em turno único para definir os classificados para o mata-mata. Os líderes de cada grupo e o melhor segundo colocado avançam para a semifinal. A disputa pela vaga na decisão será decidida em jogos de ida e volta.
Os clubes entre a quinta e a oitava colocação formam um novo quadrangular e passam a disputar uma vaga na Copa do Brasil do ano seguinte. Já os quatro piores colocados também disputam um quadrangular, mas para definir os dois clubes rebaixados para a divisão de acesso.
No Grupo A, o atual campeão, Grêmio, ficou ao lado de São José, Guarany de Bagé e Avenida. A chave B ficou composta por Inter, Caxias, Ypiranga e Pelotas. Já no Grupo C, Juventude, GE Brasil, São Luiz e o estreante Monsoon completam a fase inicial.
Fonte: Ogol
Comentários