Sexta-feira, Novembro 22, 2024
spot_img
InícioECONOMIAÍndices apontam retração na atividade econômica europeia

Índices apontam retração na atividade econômica europeia

spot_img

Índices apontam retração na atividade econômica europeia

O índice de gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que reúne dados do setor industrial e também de serviços, recuou para 48,1 pontos em novembro, seu menor nível em 10 meses, de 50,0 em outubro, segundo dados preliminares divulgados pela S&P Global e pelo Hamburg Commercial Bank.

O indicador ficou abaixo do consenso de economistas consultados pelo “The Wall Street Journal”, de 49,8, e passou a indicar contração, ao ficar abaixo de 50. O PMI industrial recuou para 45,2 em novembro, de 46,0 em outubro, e ante projeção de 46,0. Já o PMI de serviços caiu para de 52 para 50, abaixo do consenso de 51,5.

O setor industrial está afundando mais profundamente na recessão, e o setor de serviços teve uma queda inesperada, com a atividade caindo pela primeira vez desde janeiro, e não parece que uma recuperação esteja a caminho tão cedo, diz o economista-chefe do Hamburg Commercial Bank, Cyrus de la Rubia.

“Não é surpresa, realmente, dado o caos político nas maiores economias da zona do euro ultimamente – o governo da França está em terreno instável, e a Alemanha caminha para eleições antecipadas. Se adicionar a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, não é de se admirar que a economia esteja enfrentando desafios”, diz.

Segundo ele, o ambiente de novembro é de estagflação, com os preços subindo mais rapidamente, impulsionado pelos custos de serviços, e alguns membros do Banco Central Europeu (BCE) podem até argumentar a favor de uma pausa no corte de juros em dezembro, mas a maioria provavelmente manterá um corte de 0,25 ponto percentual.

O PMI composto apenas da Alemanha caiu para 47,3 em novembro, de 48,6 em outubro. O indicador ficou abaixo do consenso de economistas consultados pelo “The Wall Street Journal”, de 48,3. O PMI industrial subiu para 43,2 em novembro, de 43 em outubro, ante projeção de 43. Já o índice de serviços caiu de 51,6 para 49,4, abaixo do consenso de 51,8.

“Esses números são uma má notícia. Até recentemente, a economia alemã estava um pouco estabilizada pelo setor de serviços, que estava compensando o forte declínio da manufatura. Não mais”, diz Cyrus de la Rubia.

No Reino Unido, o PMI composto baixou de 51,8 pontos em outubro para 49,9 em novembro, segundo os dados preliminares da S&P Global e do Hamburg Commercial Bank.

O indicador ficou abaixo do consenso de economistas consultados pelo “The Wall Street Journal”, de 51,8, e abaixo de 50 – limiar que separa o crescimento da contração, marcando seu menor nível desde outubro de 2023.

O PMI de serviços recuou de 52 em outubro para 50 em novembro, abaixo da expectativa de 52. Por sua vez, o PMI industrial caiu de 49,9 para 48,6, em linha com o consenso. As empresas relataram queda na produção pela primeira vez em pouco mais de um ano, enquanto o emprego foi cortado por dois meses consecutivos.

“A primeira pesquisa sobre a saúde da economia após orçamento traz uma leitura desanimadora”, avalia Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence. O PMI de novembro é indicativo de que a economia está entrando em um declínio modesto, mas a perda de confiança sugere que o pior pode estar por vir, afirma.

*Com informações do Valor Econômico

 

Fonte: Inteligência Financeira

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img