O Grêmio Novorizontino está perto de conquistar um feito inédito: o acesso à elite do futebol brasileiro. Caso confirme a vaga na Série A, a equipe representará a menor cidade do campeonato, Novo Horizonte, no interior de São Paulo, com uma população de apenas 38 mil habitantes.
Com 64 pontos na Série B, o Novorizontino soma 18 vitórias, 10 empates e 9 derrotas em 37 jogos. O clube parte para a última rodada do campeonato em terceiro lugar, com boas chances de se unir a elite do futebol brasileiro.
Fundado em 2010, o novo Tigre começou sua trajetória na última divisão do Campeonato Paulista e, em 2012, conquistou o primeiro acesso. Em 2014, levantou seu primeiro título ao vencer a Série A3 estadual e, no ano seguinte, garantiu o vice-campeonato da Série A2, ascendendo à elite do Paulistão. Desde então, o clube consolidou seu espaço no futebol paulista e tenta fazer o mesmo no cenário nacional.
No Brasileirão, o Novorizontino alcançou a Série D do campeonato em 2018 e, em sequência impressionante, subiu para a Série C em 2020 e para a Série B em 2021. Apesar de um primeiro ano difícil na segunda divisão, o clube ficou a apenas um ponto de chegar a elite em 2023. Agora, em 2024, o Grêmio Novorizontino é novamente candidato ao acesso.
Embora seja um clube jovem, o Grêmio Novorizontino carrega a história do futebol local. Ele mantém as cores amarelo e preto, além de um escudo inspirado no extinto Grêmio Esportivo Novorizontino, que marcou época no futebol paulista, especialmente com o vice-campeonato estadual em 1990, na famosa “Final Caipira”.
Naquela ocasião, o técnico era Nelsinho Baptista, curiosamente, pai do atual comandante do Tigre, Eduardo Baptista. A equipe de 1990 contava com nomes que se tornaram ícones do futebol, como Márcio Santos, campeão mundial em 1994, e Paulo Sérgio, ídolo no Bayern de Munique.
Após a extinção do Grêmio Esportivo Novorizontino em 1999, a cidade ficou 11 anos sem um clube local. A fundação do novo Tigre em 2010 trouxe de volta a paixão dos torcedores e deu início a uma nova era para o futebol em Novo Horizonte.
O próximo capítulo dessa história acontece no domingo (24), às 18h30, quando o Novorizontino enfrenta o Goiás pela última rodada da Série B. A vitória garante o acesso inédito do clube à primeira divisão.
Caso a equipe não alcance os três pontos, ainda tem chances de subir para a primeira divisão. Se o clube empatar, terá que torcer para que um dos outros concorrentes, Sport e Ceará, não vençam, ou que o Mirassol seja derrotado. Caso o Goiás vença a partida, o Novorizontino precisa torcer para uma derrota do Ceará ou do Sport.
Fonte: Ogol
Comentários