Sábado, Novembro 23, 2024
spot_img
InícioCIDADESPolícia Penal faz varredura para combater comunicação ilícita em presídio

Polícia Penal faz varredura para combater comunicação ilícita em presídio

spot_img

Ação nacional envolveu 210 policiais penais e resultou na transferência de 29 internos em Campo Grande

A Polícia Penal de Mato Grosso do Sul concluiu com êxito a 6ª fase da Operação Mute, uma iniciativa nacional coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A operação, que mobilizou esforços em 27 estados e no Distrito Federal, tem como principal objetivo enfraquecer organizações criminosas atuantes dentro de presídios e reduzir a violência no país.

No estado, a operação foi conduzida em quatro unidades prisionais de Campo Grande: o Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho (Máxima), o Instituto Penal de Campo Grande, o Presídio de Trânsito e o Centro Penal Agroindustrial da Gameleira.

Resultados Locais

Durante três dias de ação, 210 policiais penais realizaram vistorias em 32 celas, resultando na transferência de 29 internos para outras unidades. Embora os detalhes das apreensões ainda não tenham sido divulgados, a Senappen está responsável por consolidar e publicar os resultados nacionais.

A operação foi liderada no estado pela Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário (Gisp) e pela Diretoria de Operações da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), com apoio operacional do Comando de Operações Penitenciárias (Cope) e supervisão de um representante da Senappen.

Importância Nacional

Considerada a maior já realizada pela Senappen, a Operação Mute envolveu milhares de policiais penais e inspecionou unidades prisionais de todo o país. As revistas focaram na localização de celulares e outros dispositivos usados por organizações criminosas para planejar crimes fora dos presídios.

Esses aparelhos são considerados ferramentas essenciais para a perpetuação de crimes como tráfico de drogas, roubos e homicídios. Além de apreender itens ilícitos, a operação reforça práticas de controle e segurança nas unidades penitenciárias, promovendo o fortalecimento da inteligência penitenciária e a integração com a Diretoria de Inteligência Penitenciária (Dipen).

Impacto Social

De acordo com a Senappen, a Operação Mute é um marco no combate à criminalidade organizada e na redução de crimes violentos letais intencionais, representando um avanço significativo na proteção da sociedade e no aperfeiçoamento do sistema penitenciário brasileiro.

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img