Bolsas da Europa sobem com expectativa de corte de juros pelo BCE
Os principais índices acionários europeus encerraram a segunda-feira (25) em alta, de olho nas escolhas do gabinete de Donald Trump e após dados fracos sobre a economia alemã reforçarem as expectativas por um corte de juros mais amplo pelo Banco Central Europeu (BCE) em dezembro.
O índice Stoxx 600 subiu 0,14%, a 509,18 pontos, o DAX, de Frankfurt, avançou 0,43%, a 19.405,20 pontos, o FTSE 100, da bolsa de Londres, escalou 0,36%, para 8.291,68 pontos, e o CAC 40, de Paris, anotou leve alta de 0,03%, para 7.257,47 pontos.
O índice de clima empresarial do instituto Ifo para a Alemanha caiu de 86,5 pontos em outubro para 85,7 pontos em novembro. “A leitura confirma que a economia alemã continua em crise”, diz a economista da Capital Economics, Franzizka Palmas.
O crescimento fraco na Alemanha pode levar o BCE a agir mais rápido na redução das taxas de juros. Mais cedo, o economista-chefe do BCE, Philip Lane, disse que a política monetária não deve permanecer restritiva por muito tempo. “Caso contrário, a economia não crescerá o suficiente”, disse ele.
Além disso, as ações europeias subiram em linha com o sentimento positivo global após a indicação por Trump de Scott Bessent para o cargo de secretário do Tesouro dos Estados Unidos. Por fim, as ações do Banco BPM fecharam em alta de 5,5%, após o Unicredit fazer uma oferta pelo banco.
*Com informações do Valor Econômico
Fonte: Inteligência Financeira
Comentários